Obra no telhado resulta em infiltrações e interdição parcial da Câmara de Jacareí
O problema teria sido provocado durante obras em andamento no telhado, agravado pelas chuvas da madrugada desta terça (28).
Segundo o órgão, a interdição é preventiva e foi motivada por infiltrações registradas após as chuvas da noite de segunda-feira (27). O local passa por obras na cobertura, o que contribuiu para o agravamento das condições observadas.
Imagens obtidas pela reportagem mostram danos no forro de gesso, com partes cedendo e estruturas internas expostas, além de fiação aparente. Baldes foram distribuídos pelo espaço para conter a água que escorre do teto.
De acordo com a Defesa Civil, a decisão visa garantir a segurança de servidores e do público, diante de riscos relacionados ao estado do forro e das instalações. Ainda nesta terça-feira (28), está prevista uma reunião com a empresa responsável pela obra para definição das providências necessárias e possível prazo para liberação da área.
A Câmara Municipal informou que a obra é executada pela empresa RBN Construções e Serviços Ltda, com custo de R$ 277 mil. O serviço é classificado como obra de engenharia e inclui etapas como elaboração de projetos, remoção e reinstalação do sistema fotovoltaico, além de serviços de impermeabilização e adequação das caídas de água.
O cronograma inicial prevê prazo estimado de 75 dias para execução de etapas principais, incluindo a impermeabilização da cobertura - apontada como uma das intervenções centrais para evitar infiltrações.
A ordem de serviço foi dada em 4 de dezembro de 2025, mas foi suspensa no dia 19 do mesmo mês em virtude do recesso de fim de ano, retomando em 7 de janeiro deste ano.
Não há, até o momento, previsão para liberação do espaço interditado. A Câmara informou ao Diário de Jacareí que a sessão ordinária desta quarta-feira (29) irá ocorrer normalmente, a partir das 9h, uma vez que a interdição do segundo andar do prédio anexo não afeta o andamento dos trabalhos nos setores localizados no andar térreo da Casa Legislativa.
Comentários: