[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí recebe projeto com ensino de robótica e STEM

Cidadeeducação

Jacareí recebe projeto com ensino de robótica e STEM

Empresa do Grupo Ardagh, que patrocina a iniciativa, possui uma fábrica de latinhas de alumínio no Parque Califórnia (região leste), em Jacareí.  

Vista geral da empresa Ardagh Metal Packaging, no Parque Califórnia, em Jacareí. Foto- Divulgação

A Ardagh Metal Packaging (AMP), empresa do Ardagh Group, especializada na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, e que desde 2016 possui uma fábrica para produção de latinhas de alumínio em Jacareí, no Parque Califórnia (região leste), anunciou o que considera um dos maiores projetos educacionais da iniciativa privada do Brasil, para beneficiar a educação pública - o 'Ardagh para a Educação'.

Serão investidos cerca de R$ 25 milhões em um período de 10 anos na formação de 2.500 professores da rede pública de ensino, nas áreas de Robótica e de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), envolvendo escolas públicas de Jacareí, Alagoinhas (BA) e Manaus (AM), cidades onde a empresa mantém unidades produtivas.

A iniciativa poderá beneficiar quase 200 mil estudantes do ensino fundamental dessas três localidades, com o aprendizado de competências e habilidades requeridas dos profissionais que vão atuar nas empresas e fábricas no futuro. A AMP já realiza o programa em outros países onde atua, como Alemanha e Estados Unidos, e agora chegou a vez do Brasil.

COMO SERÁ
Durante os 10 anos do programa, de agosto de 2023 até 2033, 2.500 professores serão formados em cursos de Robótica e STEM, dos quais 450 vão participar de uma pós-graduação lato sensu em STEM desenvolvida pela Universidade de Stanford e aplicada no Brasil junto com o Instituto Canoa. Ao capacitar professores e ampliar seus conhecimentos e os de seus alunos em robótica e STEM, o projeto atua estrategicamente na qualificação de crianças e jovens para o futuro do trabalho, em meio a uma realidade marcada por deficiências básicas na educação do país.

NÚMEROS
Segundo o PIS - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, de 2018, 68,1% dos estudantes brasileiros, com 15 anos, não possuem o nível básico em Matemática e 55%, em Ciências. Além disso, apenas 13% dos professores de escolas públicas, segundo a pesquisa TIC Educação, de 2020, são formados para usar linguagem de programação e robótica em sala de aula – temas cruciais para um futuro dominado por dados, algoritmos e automação.

A primeira ação do projeto, prevista para o 2º semestre deste ano, vai mapear as condições atuais das escolas públicas de Jacareí, em interlocução com as autoridades locais. Com base neste levantamento, que deve ser concluído em dezembro próximo, vão ser definidos os professores e escolas que farão parte da iniciativa.

Os cursos em Robótica e STEM começam em 2024, após essa fase preparatória. Ao longo dos 10 anos de projeto, estão previstas mais de 14 mil horas em cursos de formação de professores e a disponibilização de 800 kits de robótica às escolas participantes de Jacareí e também de Alagoinhas (BA) e Manaus (AM).

Projeto prevê a capacitação de
360 jovens em cursos de EJA

Outro diferencial previsto no projeto 'Ardagh para a Educação' será a capacitação de 360 jovens em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Serviço Social da Indústria (SESI) foi o parceiro técnico escolhido para implementar o projeto no Brasil, sendo responsável por toda metodologia educacional, as atividades de formação e avaliação.

O time educacional do SESI fará visitas técnicas periódicas às escolas dos municípios, no intuito de avaliar, do ponto de vista pedagógico, se o que foi treinado com os professores está sendo transmitido em sala de aula para os alunos.

O impacto no aprendizado dos estudantes, por sua vez, será medido por dois estudos recorrentes. O primeiro é o de Avaliação de Impacto, que compara o desempenho de alunos que receberam o treinamento em robótica e STEM com os que não receberam. O segundo é um Estudo Longitudinal, que vai monitorar o desenvolvimento de uma amostra de estudantes nos dez anos de duração do projeto.

SERVIÇO
Sobre a Ardagh Metal Packaging (AMP)
A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma empresa Ardagh Group, é uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, com três unidades de produção no Brasil - fábricas de latas em Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA) e uma fábrica de tampas em Manaus (AM). O escritório central está localizado em São Paulo. Globalmente, a AMP opera 24 instalações de produção nas Américas e Europa, empregando 5.800 funcionários e com receita de US$ 4 bilhões em 2021. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection