Sábado, 13 Julho 2024

Jacareí lança vídeo no mês de celebração da Consciência Negra

Cidadememória

Jacareí lança vídeo no mês de celebração da Consciência Negra

Material mostra o projeto de revitalização feito este ano na Praça da Independência, no bairro São João.  

A revitalização do espaço contou com uma pintura muralista, na área externa da EMEF Barão de Jacareí. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jacareí lançou um vídeo, produzido pela Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos, que faz parte das celebrações do dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. O material faz um resgate da memória de Jacareí, mostrando o projeto de revitalização feito este ano na Praça da Independência, no bairro São João.

HISTÓRIA
Conhecido com Largo da Liberdade, no dia 18 de março de 1888, foi neste local que aconteceu a festa da libertação dos últimos negros escravizados da cidade de Jacareí, momento registrado pelo jornal 'A Redempção' - veículo de informação da imprensa abolicionista do Estado de São Paulo.

A revitalização do espaço contou com uma pintura muralista, na área externa da EMEF Barão de Jacareí, onde foram inseridas imagens de afeto e símbolos históricos em reconhecimento à cultura negra, com cenas da vida cultural de Jacareí e algumas de suas personalidades e símbolos, retratando a matriz cultural afro-brasileira presente na cidade.

AÇÕES AFIRMATIVAS
A produção de vídeo foi uma das 20 ações afirmativas de promoção da igualdade racial, realizadas pela pasta desde 2022, entre elas, a implantação em 2022 do Conselho Municipal da Promoção de Igualdade Racial (CMPIR); qualificação para servidores do Quesito Raça Cor Etnia; 3ª edição do livro 'O Abolicionismo' de Azevedo Sampaio; exposição 'O Abolicionista' por Janaina Vieira; campanha de Sensibilização sobre a Saúde da População Negra; campeonato de Judô Sensei Paulo Graça; implementação das Leis deEstudo da História Africana, Afro Brasileira e Indígena nas escolas; qualificação sobre relações étnico raciais para os 24 professores da escola;e compra de 840 livros paradidáticos de personalidades africanas, afro-brasileiras e indígenas para Bibliotecas Municipais. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 13 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection