[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí lança guia digital do Acervo do Arquivo Público e Histórico

CidadeMemória

Jacareí lança guia digital do Acervo do Arquivo Público e Histórico

Ferramenta on-line no site da Fundação Cultural de Jacarehy tornará acessível a consulta ao acervo do Arquivo Público da cidade.

Foto antiga de prédio na região central da cidade que faz parte do acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí. Foto- Reprodução

Compondo as ações da Fundação Cultural deste mês de dezembro, por meio da Diretoria de Cultura, será lançado nesta quarta-feira (15), o Guia do Acervo do Arquivo Público e Histórico de Jacareí. A ferramenta virtual é uma realização do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

O evento de lançamento será a partir das 19h, no próprio Arquivo Público, localizado na Rua Alfredo Schurig, nº 300. A entrada é gratuita e a cerimônia será aberta à população.

ACERVO
O Arquivo Público e Histórico de Jacareí tem um acervo de mais de 1.600 metros lineares de documentos que percorrem a história da cidade desde 1705 até 2021. São manuscritos, impressos, fotografias, plantas, mapas, registros sonoros, filmes e outros que, a partir de agora, estarão acessíveis à consulta da população já a partir do dia 15, por meio de um link no site da FCJ. A pessoa precisará entrar no link e colocar o login arquivo@culturajacarei.sp.gov.br e a senha cultura2021. Depois disso, o acesso estará liberado.

Produzido pela historiadora e arquivista Patrícia Menezes, o Guia do Acervo funciona com base numa plataforma digital usada em todos os arquivos do mundo, o AtoM (Access to Memory).

A partir do Guia do Acervo, o Arquivo dá seu primeiro passo para a informatização do acesso ao seu patrimônio documental e passa a integrar a rede brasileira do Conselho Nacional de Arquivos, alinhando-se com instituições que estão conectadas com os mais modernos conhecimentos e tecnologias para a organização e preservação dos documentos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection