Jacareí lança COI 2.0 com quase 200 câmeras e reforço no monitoramento
Entre as novidades, maior monitoramento em acessos do município e reforço no sistema de reconhecimento facial.
Uma nova etapa da segurança pública em Jacareí teve início na última sexta-feira (9), com o lançamento do COI 2.0 (Centro de Operações Integradas). De acordo com a atual administração, as inovações preveem novas câmeras, aumento de monitoramento em acessos do município e reforço no sistema de reconhecimento facial. O lançamento ocorreu em cerimônia com a presença do prefeito Celso Florêncio (PL), secretários municipais, vereadores e deputados. A Prefeitura não informou o total de valores investidos na instalação do novo sistema.
No total, cerca de 200 câmeras devem fazer o monitoramento na nova fase do COI. Antes, eram 117. Os novos equipamentos também possibilitaram ampliar de dez para 18 entradas e saídas com acompanhamento e leitura de placas de veículos.
Outra mudança significativa é relacionada ao reconhecimento facial, cujas licenças passaram de duas para 34. A tecnologia deve auxiliar na identificação de foragidos ou de pessoas desaparecidas, por exemplo, com o uso do banco de dados da Polícia Civil. O sistema é considerado um dos mais completos do país e a expectativa é de que esteja ativo, integralmente, em cerca de dois meses.
PARCERIA
A nova fase acompanha a celebração de um contrato com empresa especializada em telecomunicações, que prevê responsabilidade da empresa para a instalação, substituição e manutenção das câmeras novas e antigas — garantindo a operação do sistema com resposta imediata em caso de necessidade de ajustes. O monitoramento é feito 24h, todos os dias da semana.
REFORMA
Ainda de acordo com a Prefeitura de Jacareí, o lançamento do COI 2.0 foi antecedido de uma grande reforma na estrutura do centro de operações, com melhoria de equipamentos, infraestrutura, nova pintura e outros avanços nas instalações.
Além do acompanhamento em tempo real por computadores, uma tela de mais de dez metros de largura possibilita a visualização de estatísticas em tempo real, como número de carros e pessoas identificadas. A tecnologia é usada diariamente no trabalho de técnicos da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí.
Comentários: