[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí institui o ‘Cidade Saudável’ e lança novas ações de acessibilidade

CidadePrograma da OMS

Jacareí institui o ‘Cidade Saudável’ e lança novas ações de acessibilidade

Assinatura de decreto e apresentação de projetos ocorrerão nesta quinta-feira (10), no auditório da Prefeitura Municipal. 

Piso tátil e rampa de acesso para cadeirantes à faixa de pedestres, no Largo do Riachuelo, região central. Foto- Divulgação/PMJ

Jacareí formalizará, nesta quinta-feira (10), a partir das 14h, no Auditório da Prefeitura, a implementação do programa 'Cidade Saudável' no município. O programa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma iniciativa internacional de desenvolvimento de longo prazo, que visa colocar a saúde em evidência nas agendas dos tomadores de decisão e promover estratégias locais para a promoção da saúde e do desenvolvimento sustentável.

Dentro deste novo programa – e após estudos técnicos e reuniões com membros do Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho do Idoso e Subsecretaria de Igualdade e de Direitos Humanos –, a Fundação Pró-Lar de Jacareí e a Secretaria de Mobilidade Urbana vão apresentar novos projetos de acessibilidade para o município.

ACESSIBILIDADE & MOBILIDADE
Dentro do programa 'Cidade Saudável', a Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, aliada ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, mapeou as principais rotas feitas na região central do município. Este mapa indicou cinco trechos, que somam mais de 6 quilômetros lineares e quase 60 mil metros quadrados de calçadas que serão totalmente reformadas, dentro do estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Serão instalados pisos táteis direcionais e feitas todas as adaptações necessárias para se tornarem 100% acessíveis para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Inicialmente, com a assinatura do termo, R$ 1 milhão será direcionado para as obras, contemplando boa parte dos trechos, que contam com pontos de ônibus e grandes fluxos como shopping center, Mercado Municipal, Prefeitura, Câmara Municipal, Fórum e SIM (Sistema Integrado de Medicina).

MELHORIA HABITACIONAL & PRÓ-LAR
De acordo com a atual administração, a Fundação Pró-Lar de Jacareí já implementou e está desenvolvendo um projeto que realiza pequenas reformas em imóveis pertencentes a grupos familiares de baixa renda, com predominância de idosos ou pessoas com necessidades especiais.

A assinatura do termo garante reserva orçamentária para as duas fases necessárias e detalha a importância da medida, que também é parte do 'Cidade Saudável'.

Na primeira etapa, já em desenvolvimento, serão reformados 15 imóveis em bairros de Jacareí, como: Jardim Paraíso, Jardim Maria Amélia, Centro, Jardim Flórida, Jardim Santa Maria, Conjunto 22 de Abril, Jardim do Vale e Jardim Panorama. Entre as melhorias, destacam-se alterações para a garantia de acessibilidade e reparos nas instalações elétricas, paredes, telhado e acabamentos.

Em uma etapa seguinte, em 2022 e 2023, serão realizadas outras 70 reformas com o mesmo objetivo, proporcionando melhoria habitacional e, indiretamente, redução no Déficit Habitacional Municipal, com a adequação das residências.

SERVIÇO
Cidades Acessíveis
São consideradas cidades acessíveis aquelas que ajudam a locomoção e o acesso de todos, com estudos e investimentos em infraestrutura que permitam acesso igualitário a direitos fundamentais, independentemente de condição física, mobilidade e capacidade.

No Brasil, é a NBR 9050/2020, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determina a acessibilidade nos espaços públicos, edificações e equipamentos urbanos. Jacareí já conta com transporte público adaptado, piso tátil, sinalização em Braille, avisos sonoros e outros itens em diversos pontos da cidade. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection