Por Redação em Domingo, 23 Março 2025
Categoria: Cidade

Jacareí inicia série de encontros para debater orçamento dos próximos anos

Ao todo, serão 19 audiências sobre a LDO e PPA, que começaram dia 20 de março e seguirão até 30 de abril. 

A Prefeitura de Jacareí iniciou uma série de audiências com a população para 'ouvir, debater e planejar' o rumo do município para os próximos anos. As reuniões fazem parte da programação do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina os gastos do Município em cada setor nos anos seguintes.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Ao todo serão 19 encontros em diferentes locais, abertos aos moradores, percorrendo todas as regiões da cidade durante sete semanas. O primeiro encontro foi realizado na última quinta-feira (20), no Jardim Santa Maria, e o último previsto para 30 de abril, no Jardim Paraíso.

O Programa 'Participa' tem por objetivo discutir os temas relevantes ao município, alinhar políticas públicas com as demandas populacionais por meio da participação popular, e prestar contas da gestão pública junto aos munícipes por meio de reuniões e plenárias de consultas públicas em todas as regiões da cidade.

LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS
A LDO, como o próprio nome diz, dá as diretrizes do orçamento da prefeitura para o próximo ano. Desta forma, são estimadas as receitas e as despesas por área do executivo municipal, ou seja, são direcionados os recursos para os setores de Infraestrutura, Saúde, Educação e Segurança, entre outros.

PLANO PLURIANUAL
Já o PPA é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública, organizados em programas, estruturados em ações, que resultem em bens e serviços para a população. Ele tem duração de quatro anos, começando no início do segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e terminando no fim do primeiro ano de seu sucessor, de modo que haja continuidade do processo de planejamento. 

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário