Sábado, 18 Janeiro 2025

Jacareí inicia primeira avaliação de densidade larvária de 2025

Cidadedengue

Jacareí inicia primeira avaliação de densidade larvária de 2025

Avaliação permitirá identificar áreas no município com maior índice de proliferação do mosquito transmissor da doença. 

Agente Combate às Endemias examina cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito. Foto- Arquivo/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à primeira ADL (Avaliação de Densidade Larvária) do ano, no dia 2 de janeiro, em todas as regiões da cidade. A ADL é uma amostragem que aponta o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e dá parâmetros de avaliação, como o índice de Breteau, por áreas e o panorama geral do município.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

VISITAS
Durante a visita aos domicílios, os Agentes de Combate às Endemias examinam cuidadosamente os recipientes com potencial de se tornarem criadouros para o mosquito e os que já estão com água, realizando a coleta de amostras de larvas e pupas para análise. A ação é realizada a cada três meses.

Por meio do resultado dessa avaliação, é possível identificar as áreas com maior índice de proliferação do mosquito transmissor, possibilitando o planejamento efetivo das ações de combate à Dengue e outras arboviroses.

Para o Diretor de Vigilância em Saúde, Daniel Freitas, "também é muito importante a participação ativa da população com atitudes simples, como permitir a entrada dos agentes e, principalmente, não deixar água parada em sua casa, pois com o verão, os dias quentes e chuvosos são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti".

SERVIÇO
Dados da Dengue em Jacareí
De acordo com a Prefeitura de Jacareí, em 2024, o município registrou 33.212 casos positivos de dengue, sendo 720 casos importados de outros municípios. Durante todo o ano, foram realizadas mais de 364.600 visitas domiciliares pelos agentes. Deste número, mais de 102 mil imóveis estavam fechados ou não receberam os agentes. Já a Operação Cata-Treco recolheu mais de duas toneladas de materiais inservíveis. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 18 Janeiro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection