[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí inicia ano com reforço na campanha contra a Dengue

Cidadeaumento de casos

Jacareí inicia ano com reforço na campanha contra a Dengue

Nas duas primeiras semanas de janeiro, as regiões com mais números de casos eram o Parque Meia-Lua e o Bandeira Branca.  

As ações ocorrem por meio de diversas iniciativas como intensificação das visitas casa a casa, entre outras. Foto- Arquivo/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou a campanha contra a Dengue no município. De acordo com a atual administração, as ações ocorrem por meio de diversas iniciativas como visitas casa a casa, reuniões com a população, campanhas educativas junto às unidades de saúde, afixação de mini outdoors informativos pela cidade, dentre outras específicas envolvendo o trabalho conjunto com diversas secretarias, nos bairros com maior incidência de casos nos últimos meses.

A equipe de nebulização realiza operações nas residências próximas aos casos confirmados da doença, sendo importante que a população receba a equipe (os profissionais estão sempre uniformizados e identificados com crachá).

MORTE
Na última quarta-feira (17), a Prefeitura Municipal confirmou a primeira morte por dengue em 2024 em Jacareí. Segundo a Vigilância Epidemiológica, a vítima é um idoso de 84 anos, que apresentava comorbidades, e morreu no dia 4 de janeiro. Não há maiores informações sobre o caso.

NÚMEROS
Segundo levantamento periódico realizado pela Secretaria de Saúde, nas duas primeiras semanas de janeiro deste ano as regiões com mais números de casos confirmados eram os bairros Parque Meia-Lua e Bandeira Branca.

Em 2023, foram quase 5 mil notificações e pouco mais de mil casos confirmados da doença no município, além de 33 casos importados de outras cidades.

Ainda de acordo com dados da Prefeitura, até a última terça-feira (16), 348 pessoas haviam sido infectadas pelo vírus da dengue. No mesmo período do ano passado, somente quatro moradores haviam contraído a doença.

ESFORÇO CONJUNTO
Segundo a secretária de Saúde, Dra. Rosana Gravena, o combate ao mosquito Aedes aegypti deve ser realizado em conjunto entre poder público e população. "A Prefeitura alerta, faz campanhas e orienta os munícipes, que também devem fazer a sua parte, descartando corretamente o lixo e não mantendo recipientes com água parada. Este desafio só será vencido se todos realizarem ações práticas e simples contra a Dengue", afirma a titular da pasta.

A Prefeitura mantém uma página em seu website (https://www.jacarei.sp.gov.br/dengue/) com atualizações periódicas sobre os casos de Dengue no município, além de informações e orientações de combate ao mosquito.

SERVIÇO
Confira dicas contra a Dengue

- Tampe lixeiras, caixas e cisternas de água;

- Guarde potes e garrafas com a boca para baixo;

- Não deixe acumular água em lajes e calhas;

- Lave sempre os potes e recipientes dos animais;

- Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas;

- Receba os agentes da área da Saúde em sua casa. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection