De acordo com a instituição, será o primeiro hospital de Jacareí apto a ser um campo de formação acadêmica.
O programa de Residência Médica do Hospital São Francisco de Assis foi aprovado pelo MEC (Ministério da Educação) e já está disponível para 2025. De acordo com a instituição, será o primeiro hospital de Jacareí apto a ser um campo de formação acadêmica.
As especializações ofertadas são nas áreas de Neonatologia, Clínica Médica e Anestesiologia (duas vagas para cada especialidade), áreas de grande expertise da instituição.
Em nota, o HSF afirma possuir 'uma infraestrutura moderna e uma equipe de médicos qualificados', "em um ambiente de aprendizado dinâmico e acolhedor". Ainda de acordo com o Hospital São Francisco, os residentes terão a oportunidade de participar de atendimentos e procedimentos enquanto recebem orientação e supervisão de especialistas experientes nas áreas.
SERVIÇO
As inscrições foram abertas no último dia 15 e seguem até 02 de fevereiro de 2025. Interessados devem acessar o site www.selecao.institutopensato.org.br.
RESIDÊNCIA MÉDICA NO BRASIL
A residência médica no Brasil constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização stricto sensu, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.[2] Os residentes são remunerados sob a forma de bolsa-auxílio no valor de R$ 4.106,09 reais.
No Brasil o ciclo de formação do médico é dividido em três partes. O primeiro é o ciclo básico, o segundo é o ciclo clínico e o terceiro é o internato médico. Concluídas as três etapas, o profissional estará apto a atuar. Foi instituída no Brasil por Decreto em 5 de setembro de 1977.
Fonte: Wikipedia.