Famílias moravam em área de risco no Jardim Paraíba, no entorno da ocupação existente desde a década de 1960.
"Eu morava aqui há muito tempo, mas a Justiça veio e embargou nossas casas. Foram quase três anos de aluguel-social, morando aqui no bairro mesmo, mas não via a hora de voltar pra cá, para minha rua, minha vizinhança. Agora estou muito feliz com a casa nova", contou Drikka Schinayder, que mora com sua mãe.
Todos os imóveis possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O investimento foi de aproximadamente R$ 720 mil. Ao lado das casas haverá também uma área de preservação, que será revegetada, com novas árvores e protegida por uma grade, já instalada.
MEMÓRIA
O Núcleo da Rua Javari é uma ocupação existente desde a década de 60. Após diversos ajustes no projeto e aceitação pelo Ministério Público, foi finalizada a Certidão de Regularização Fundiária (CRF) para registro de gleba e abertura inicial de nove imóveis, localizados em duas quadras.
Em uma segunda fase, que já se encontra em andamento, será feita a abertura das matrículas remanescentes, com a construção de mais 10 casas e regularização dos demais imóveis, totalizando cerca de 30 lotes, garantindo o direito à propriedade e segurança jurídica para os moradores da Rua Javari.
"Após a decisão da Justiça, a gente decidiu que iria regularizar o trecho que fosse possível e deixar as pessoas viverem aqui com condições dignas. Estou muito feliz em entregar essas casas para as famílias. Também deixamos um espaço para um bosque, para que, futuramente, o bairro fique ainda mais agradável aos moradores", afirmou o prefeito de Jacareí, Izaias Santana.