Feira Literária de Jacareí (FLIJ) terá show com 'Cantautoras do Vale'
Maysa Ohashi, Cinthia Jardim e Julie Ramos irão apresentar o show 'Reverbera', no domingo (22), no Parque dos Eucaliptos.
As 'Cantautoras' Maysa Ohashi, Cinthia Jardim e Julie Ramos irão apresentar o show 'Reverbera' na Feira Literária de Jacareí (FLIJ), no Parque do Eucaliptos, neste domingo (22), às 20h. O show terá entrada livre e gratuita para o público.
A audiência terá a oportunidade de conhecer músicas produzidas por mulheres da região. Todo o conceito musical do show é baseado na vivência das compositoras, misturando estilos musicais e experiências, evidenciando dessa forma a diversidade cultural.
As 'Cantautoras' surgiram da necessidade das mulheres se posicionarem no meio musical. "A ideia é despertar na população do Vale do Paraíba a importância do coletivo feminino entre artistas da região, evidenciando, dessa forma, o lugar da mulher dentro do cenário musical atualmente", conta a idealizadora Cinthia Jardim.
A iniciativa nasceu durante a pandemia, no final de 2021, e já realizou shows e workshops online através do ProAC direto/2021, além de participar da Virada SP em São José dos Campos em novembro de 2022. Em 2023, pela Fundação Cultural de Jacarehy apresentou o show 'Saudações, Rita Lee Jones' e a oficina 'Vivência Cantautoras' para mulheres artistas da região no CEJU.
SERVIÇO
Afinal, o que é Cantautora?
A origem de 'Cantautora' vem da junção das palavras cantora e autora, muito usada na língua portuguesa europeia, mas muito pouco difundida no Brasil, que costuma utilizar o termo cantora-compositora. São artistas musicais que compõem e cantam o próprio material, fornecendo o acompanhamento musical de suas composições. O termo geralmente indica artistas populares e é comum que as letras das canções tratem de temas sociais, políticos ou cotidianos.
Comentários: