Quinta, 24 Abril 2025

Em assembleia no sindicato, servidores municipais aprovam greve da categoria

Cidadeparalisação

Em assembleia no sindicato, servidores municipais aprovam greve da categoria

Motivo é a insatisfação com a forma como o prefeito Celso Florêncio (PL) conduziu a primeira Campanha Salarial de seu mandato.  

Presidente do STPMJ, Sueli da Silva Alves da Cruz fala durante assembleia de servidores municipais. Foto- Divulgação/STPMJ

Em assembleia realizada na noite da última terça-feira (22), na sede do STPMJ, servidores aprovaram a greve no serviço público municipal de Jacareí. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores (STPMJ) o motivo é a insatisfação da categoria com a forma como o prefeito Celso Florêncio (PL) conduziu a primeira Campanha Salarial de seu mandato.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

"Sem sentar com o Sindicato para conversar (mandou apenas representantes) e diante a rejeição dos trabalhadores à proposta apresentada pela administração, o prefeito decidiu ignorar os apelos e interromper a negociação da pior maneira: enviou o projeto de reajuste para a Câmara, apostando no apoio dos vereadores que são, na maioria, seus aliados, mesmo sob protestos de centenas de servidores", diz a entidade.

De acordo com o Sindicato, o prefeito encerrou a conversa 'de maneira truculenta e antissindical', na intenção de "empurrar goela abaixo dos servidores a sua decisão, sem ao menos negociar", enfatiza.

O Sindicato deixa claro ainda que a categoria não ficou satisfeita com a proposta votada pelos vereadores "em razão das dificuldades em honrar seus compromissos familiares com baixos salários e congelamento dos benefícios". No último dia 16, por maioria de votos, a Câmara aprovou a proposta do prefeito que reajusta em 5,3% o salário de servidores municipais.

COMUNICADO DE GREVE
O STPMJ enviou ofício à atual administração municipal em que informa que foram discutidas e deliberadas pela assembleia paralisações que poderão ser deflagradas a qualquer momento, "após decorridas 72 (setenta e duas) horas contando do protocolo deste comunicado". O documento é assinado pela presidente da entidade, Sueli da Silva Alves da Cruz, com data desta quinta-feira (25).

O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais lembra ainda que nos termos da lei, "em nenhuma hipótese, os meios adotados pelos empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais que asseguram o direito de greve" e lembra o prefeito que é vedada à Administração "descontar os dias ou horas do trabalhador que aderir à paralisação/greve, bem como, gerar prejuízo de ordem funcional à categoria, em especial aplicar falta injustificada", finaliza.

OUTRO LADO
Procurada pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, a Prefeitura Municipal disse que 'por enquanto, não irá se manifestar'.

Atualmente, o Município tem 5.317 servidores, sendo 180 ocupantes de cargos comissionados. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 24 Abril 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection