[[date:%A, %d %B %Y]]

Córrego do Turi em Jacareí passa por limpeza para prevenção de enchentes

CidadeZeladoria

Córrego do Turi em Jacareí passa por limpeza para prevenção de enchentes

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana realiza um trabalho intenso de limpeza na área central da cidade.

Prefeitura executa limpeza do Córrego do Turi na altura do bairro Vila Pinheiro, região central. Foto- Divulgação/PMJ

O transbordo do Córrego do Turi em Jacareí sempre foi motivo de preocupação e alerta, especialmente nos períodos de chuvas fortes. Com leito sinuoso e que corta a região central da cidade, passando por diversos bairros adensados, resolver a questão é um desafio. De acordo com a atual administração, 'contar com a ajuda da população é fundamental', "respeitando a natureza e não jogando lixo (em hipótese nenhuma!) no leito do rio", reforça.

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, realiza um trabalho intenso de limpeza na área central, com maquinário pesado e equipes focadas em remover lixo da orla e das águas. Além disso, oito novos equipamentos de combate a enchentes estão em uso, efetuando a drenagem das águas pluviais, evitando erosões, limpando córregos e valas, entre outras ações que proporcionam segurança aos moradores de diversas regiões.

ÉPOCA CHUVOSA
As limpezas preventivas e de rotina que estão acontecendo também foram feitas em anos anteriores e, somadas às obras de represamento do Turi na região central e a aos três piscinões nos bairros Jardim Pitoresco, Jardim do Marquês e Parque dos Príncipes (todos na região leste), foram pensadas para resolver definitivamente o problema de alagamento, evitando que o volume de água consiga se concentrar em determinado trecho.

Segundo a Prefeitura, os resultados já foram constatados no último período de chuva. Dados da Defesa Civil apontam que não houve nenhuma ocorrência de transbordo do leito do Turi no último ano, incluindo a época de chuvas mais intensas. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection