[[date:%A, %d %B %Y]]

Comunicado alerta sobre parcelamento irregular de solo na área rural de Jacareí

Cidademercado imobiliário

Comunicado alerta sobre parcelamento irregular de solo na área rural de Jacareí

Administração enviou comunicado para imobiliárias e corretores autônomos (via Creci local), alertando sobre o problema. 

Imagens aéreas, divulgadas pela Prefeitura, de parcelamento irregular de solo na região norte de Jacareí. Foto- Divulgação/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento e Procuradoria Geral do Município, enviou um comunicado para todas as imobiliárias e corretores autônomos de imóveis, com sede na cidade, alertando sobre o crime de parcelamento irregular de solo na área rural.

O comunicado foi encaminhado ao CRECI Jacareí – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, informando que o município tem realizado constantes vistorias, notificações, embargos administrativos e ações judiciais para estes casos de parcelamento.

"Inúmeros são os registros de áreas à venda na zona rural do município, principalmente na região norte, compreendida em sua maioria pelos bairros Parateí, Jamic e Remedinho, com acesso pela Rodovia Dom Pedro I, e também na região sul, compreendendo os bairros Varadouro e Estrada do Mato Dentro", explicou o secretário de Governo e Planejamento, Celso Florêncio.

Segundo o secretário, "estes são alguns dos locais, que possuem áreas ou glebas rurais, que vem sendo negociadas de forma irregular e sem amparo legal, por terceiros, sob a figura de 'Condomínio de Chácaras Rurais', com auxílio de vendas por corretores e imobiliárias".

A Prefeitura de Jacareí esclarece que não existe na legislação municipal, autorização para o parcelamento do solo e venda de unidades imobiliárias (chácaras) sob a forma de Condomínio Rural, e que a divisão de terras para esses locais, deve respeitar o módulo mínimo rural com 20.000 metros quadrados.

As vendas de unidades de áreas menores que o módulo mínimo, são irregulares, e caracterizam parcelamento irregular do solo em área rural. A prática de venda e comercialização de imóveis nestas condições, implica em notificação e embargo administrativo por parte do Município, com consequências nas esferas cível, criminal e ambiental.

Parcelamento irregular de solo
é crime e pode levar à reclusão

A Procuradoria Geral do Município de Jacareí explica que parcelar o solo, ainda que em área rural, com fins urbanos (condomínio de chácaras) é crime contra a Administração Municipal que prevê a condenação dos responsáveis na pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

A prática do crime de parcelamento irregular de solo, vem acontecendo com frequência nas áreas rurais do Município de Jacareí, com atrativos de lotes a preços baixos e promessa de infraestrutura de um Condomínio Rural, figura que não existe na lei municipal.

A área/gleba parcelada irregularmente, terá o ajuizamento de Ação Civil Pública por parcelamento irregular de solo, cabendo a penalização dos proprietários do imóvel, empresa responsável pelo empreendimento e seus negociadores (corretores, imobiliárias), com pedidos de recomposição das áreas ao seu estado original e demolição de futuras construções, esclarece a Procuradoria Geral.

INFORMAÇÃO
A listagem dos locais irregulares embargados pelo município está disponível na página eletrônica da Prefeitura de Jacareí: www.jacarei.sp.gov.br, através do link: https://www.jacarei.sp.gov.br/a-prefeitura/secretarias/secretaria-de-governo/.

Outras informações podem ser consultadas na Diretoria de Habitação da Secretaria de Governo e Planejamento, Rua Lamartine Delamare, 153, Centro; pelo telefone (12) 3955- 9000, ramal 9490 ou e-mail: habitacao@jacarei.sp.gov.br. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 03 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection