Prefeito nomeia titulares das duas novas subprefeituras, em Jacareí
Subprefeitos do Veraneio Ijal (região oeste) e Geraldo Scavone (leste) foram candidatos a vereador em 2024, mas não se elegeram.
O prefeito Celso Florêncio (PL) confirmou uma tendência antecipada pelo Diário de Jacareí nos últimos dias e nomeou dois candidatos a vereador que não conseguiram se eleger em 2024 para a titularidade das subprefeituras do Veraneio Ijal (região oeste) e Geraldo Scavone (leste), criadas recentemente. A Portaria de nomeação está publicada no Boletim Oficial do Município do dia 12 deste mês.
O candidato a vereador Gleidson dos Santos Costa que recebeu 1.158 votos, foi nomeado subprefeito do Veraneio Ijal. Ele foi o quarto mais votado pela Federação PSDB/Cidadania, que elegeu apenas a vereadora Maria Amélia, única mulher na atual legislatura.
Já para ocupar o cargo de subprefeito da Geraldo Scavone, o prefeito de Jacareí confirmou o ex-vereador Rogério Timóteo (Republicanos), que recebeu 1.714 votos na eleição de 2024 e ficou com a primeira suplência na Câmara. O partido conseguiu eleger apenas um vereador - Hernani Barreto, que faz parte da base de apoio do governo, e seria exatamente ele o autor da indicação do nome para ocupação do novo cargo em comissão.
Janderson Roberto de Siqueira, que o Diário de Jacareí apresentou como favorito para assumir a nova subprefeitura do Veraneio Ijal, continua no mesmo cargo, mas na região do Igarapés. Ele também foi candidato a vereador em 2024 e é o primeiro suplente do PSDB, tendo recebido 1.388 votos. Janderson é filho do ex-vereador José Roberto de Siqueira (2005 a 2008 e 2009 a 2012).
Câmara aprovou criação dos novos
cargos por ampla maioria de votos
Por 11 votos a favor e um contra, do vereador Luís Flávio (PT), o plenário da Câmara Municipal aprovou, no dia 5 de novembro, o projeto de lei do prefeito Celso Florêncio (PL) que criou as subprefeituras Veraneio Ijal (região oeste) e Geraldo Scavone (região leste). Ambas farão parte da estrutura administrativa da Secretaria de Infraestrutura, com vencimento mensal de R$ 8,4 mil de cada titular e pré-requisito do Ensino Médio completo.
No documento, encaminhado aos vereadores, o prefeito justificou que a medida pretende aprimorar a governança local para atendimento das demandas e facilitar a articulação intersetorial dos serviços realizados em cada região. Neste caso, a atual estrutura que 'descentraliza a gestão municipal' passa de quatro para seis subprefeitos em Jacareí.
DESTAQUE
Durante a discussão, o vereador Gabriel Belém (PSB) solicitou destaque para votação em separado a respeito da criação dos novos cargos, medida que, segundo o parlamentar, garantiria a legitimidade política dos moradores do Veraneio Ijal – através de sua associação de bairro – 'que reivindicam há décadas formas de relacionamento mais direto com a Prefeitura e suas autarquias e fundações'.
"Conversei com os representantes da Associação de Moradores do Veraneio Ijal e tenho a convicção de que, seja qual for o nome a ser indicado para ocupar o cargo, os moradores fiscalizarão de perto os atos do subprefeito e cobrarão diariamente soluções para os problemas enfrentados há décadas na região", disse Belém no dia da votação.
Apesar da tentativa de fragmentar a votação, o plenário rejeitou o destaque e aprovou o projeto em sua forma original, com a criação das duas subprefeituras simultaneamente.
Comentários: