Celso confirma que IPTU voltará a sofrer reajuste em Jacareí em 2026
Prefeito disse à Rádio Jovem Pan que não quer correr riscos de rejeição de contas pelo TCE, como pode ocorrer com seu antecessor.
O prefeito de Jacareí, Celso Florêncio (PL), disse hoje (30), durante entrevista à Rádio Jovem Pan de São José dos Campos, que o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano – voltará a sofrer reajuste em 2026. O valor do imposto está 'congelado' desde o primeiro dos oito anos de mandato de seu antecessor, Izaias Santana (hoje no MDB).
Na época, para justificar a medida, Izaias revogou o percentual de reajuste deixado pelo ex-prefeito Hamilton Mota (PT) e passou a não mais aplicar a correção de valor nos anos que se sucederam, até 2024, quando deixou o governo municipal, e lançou e ajudou Celso Florêncio a se eleger.
Durante a entrevista, Celso lembrou as ações de seu antecessor. Durante sua fala, chegou a revelar que o não reajuste de IPTU por parte do governo anterior representou cerca de R$ 500 milhões a menos na arrecadação do período dos dois mandatos de Izaias (2017 a 2024), fato que está sendo contestado pelo Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo que pediu ao Tribunal de Contas (TCE-SP) a rejeição das contas do ex-prefeito relativas ao exercício de 2023.
"O Ministério Público de Contas vem pedindo pela rejeição das últimas contas do ex-prefeito Izaias por não ter esse aumento de IPTU. Então, o prefeito Izaias pode até pagar por um processo de rejeição de contas por não ter feito esses aumentos de IPTU, que fazem parte da arrecadação municipal", disse.
Celso disse também que além da rejeição de contas, Izaias poderá sofrer um processo de improbidade administrativa. "Até porque existe um desnível muito grande entre despesas e receitas nos últimos anos". O atual prefeito de Jacareí disse ainda que não adianta repassar um aumento muito grande, que o reajuste tem que ser escalonado, "abraçando a capacidade de pagamento das pessoas", pontuou.
TAXA DE LIXO
Celso Florêncio (PL) se utilizou de exemplos da cobrança da Taxa de Lixo para justificar ações de seu governo que, segundo ele, 'favoreceram a população'. "Em 2024, a Taxa de Lixo teve um aumento significativo, em torno de 60% que a gente conseguiu diminuir em 2025, voltando aos parâmetros de 2023".
Ainda sobre esse tema, o prefeito de Jacareí disse também que o aumento exagerado na Taxa de Lixo afugentou os contribuintes, a arrecadação caiu e só foi possível retomar a confiança dos munícipes em 2025 quando seu governo (em primeiro ano de mandato) reduziu a Taxa e a população voltou a contribuir.
Celso Florêncio concluiu confirmando que o IPTU voltará a ser reajustado em 2026, e que a Prefeitura estuda aplicar um novo índice com base na inflação anterior.
OUTRO LADO
Procurado pelo Diário de Jacareí para comentar o assunto, o ex-prefeito Izaias Santana disse que todos os técnicos e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) se manifestaram pela aprovação das Contas. "Este foi o parecer do Tribunal de Contas. Depois da derrama de 2016, nada mais justo que esperar esse tempo para nova revisão", afirmou.
Ainda segundo Izaias, não passar a conta para o povo foi uma decisão de 'governo consciente'. "Responder a eventual processo é inerente ao exercício da função pública. O que importa é ter certeza de não ter praticado nenhuma ilegalidade e ter sido justo com a população de Jacareí", finalizou.
Comentários: