Capacitação do IPT expande atuação para mapeamento de áreas de risco, em Jacareí
Trabalhos contaram com a participação de servidores de diferentes secretarias, que receberam instruções teóricas e práticas.
Agentes da Defesa Civil e servidores de diferentes secretarias e autarquias municipais concluíram nesta quarta-feira (17) uma formação especial sobre mapeamento de áreas de risco junto ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), do Governo do Estado de São Paulo. A capacitação estava prevista pelo PMRR (Plano Municipal de Redução de Risco), de Jacareí.
Os trabalhos duraram dois dias e reuniram participantes da própria Defesa Civil, do SAAE e das áreas de planejamento, infraestrutura, meio ambiente e fiscalização. No primeiro dia, os servidores receberam instruções teóricas sobre características que devem analisar diante da realização de um relatório em área de risco. Já no segundo dia, foram à campo para levar o aprendizado à prática em uma área considerada de risco muito alto, no Jardim Esperança.
"O IPT é um grande parceiro do nosso trabalho e a oportunidade de expandir esse tipo de conhecimento para mais servidores fortalece nossa capacidade de atuação. Cabe destacar, ainda, que a formação neste período é estratégica, tendo em vista o início da época de chuvas, no fim do ano", afirmou o diretor da Defesa Civil, José Donizete Martins de Toledo.
MONITORAMENTO
As áreas de risco do município são monitoradas mensalmente pela Defesa Civil e, também, mediante acionamento da população. Em caso de dúvidas, o órgão pode ser acionado 24h pelo telefone 199.
Comentários: