[[date:%A, %d %B %Y]]

Câmara retoma debate sobre Plano de Carreira do Magistério de Jacareí

Cidaderede municipal

Câmara retoma debate sobre Plano de Carreira do Magistério de Jacareí

Arquivado desde fevereiro de 2021, projeto do prefeito Izaias (PSDB) volta à pauta na sessão desta quarta-feira (30).

Vereadores de Jacareí durante sessão ordinária da Câmara Municipal. Foto- Divulgação/CMJ

A Câmara Municipal retoma o debate sobre o novo Plano de Carreira do Magistério de Jacareí, na sessão desta quarta-feira (30), marcada para às 9h. Arquivado desde fevereiro de 2021, o projeto de autoria do prefeito Izaias Santana (PSDB) altera a Lei Complementar n° 83, de 27 de fevereiro de 2015, com o objetivo de adequar o Plano de Carreira dos professores da rede municipal às novas regras federais (Lei nº 6.479/2022).

A proposta foi protocolada no Legislativo em 03 de fevereiro de 2020 e arquivada na sessão ordinária de 08 de fevereiro de 2021 a pedido da então líder do governo na Casa, vereadora Patrícia Juliani (PSDB).

A sessão ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e pelo Facebook na página da TV Câmara Jacareí, e pelo canal do Youtube da TV Câmara Jacareí.

O PROJETO
O projeto prevê a extinção dos cargos de professor orientador e professor supervisor, que dependiam da existência de vagas para possibilitar a promoção dos professores. Segundo o projeto, a promoção deixa de estar vinculada à existência de vagas, e passar a ser decorrência da titulação do profissional (pós-graduação, mestrado e doutorado), ou seja, o projeto amplia o número de beneficiados e incentiva o aperfeiçoamento técnico do professor que permanece na sala de aula.

Pela regra vigente, a promoção é uma forma de acesso a outros cargos, sendo primeiramente para professor orientador, e em seguida, professor supervisor. A partir da aprovação do Projeto de Lei, a promoção será uma forma de passagem do docente para o grau seguinte (Professor Especialista, Professor Mestre, Professor Doutor), tendo como requisito de habilitação a titulação em pós-graduação, mestrado e doutorado, respectivamente.

PROMOÇÃO
A nova regra ainda possibilitará que, por ano, até 10% do quadro total de professores ativos sejam promovidos, o que amplia as oportunidades para todos os professores, vez que no modelo anterior apenas 75 professores poderiam ser promovidos por ano, limitando a progressão na carreira e desestimulando a capacitação técnica desses profissionais.

REMUNERAÇÃO
Em relação à remuneração, a promoção garante acréscimo de percentual ao vencimento do professor, de acordo com sua evolução na carreira, sendo os valores diferenciados de acordo com o grau de titulação, de modo que quanto maior o grau de titulação, maior será o valor do benefício, incidindo os percentuais de 5% sobre o valor base de carreira para pós-graduados, 10% para mestrado e de 20% para titulação de doutorado.

CARGA HORÁRIA
Quanto à carga horária, os professores com jornada de 24 horas migrarão para jornada de 30 horas com seus respectivos benefícios, visando atender integralmente o disposto no art. 2º, § 4º da Lei Federal nº 11.738/2008.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection