O evento acontecerá no dia 15 de fevereiro, a partir das 19h, com a participação de quatro agremiações.
A Prefeitura de Jacareí e a Fundação Cultural de Jacarehy confirmaram que o desfile das escolas de samba do Carnaval 2026 será realizado na Avenida Mário Covas, entre as regiões norte e oeste da cidade. O evento acontecerá no dia 15 de fevereiro, a partir das 19h, com a participação de quatro agremiações: Estrela Cadente, Jacarezão, Unidos de Santa Helena e Unidos do Álcool.
A decisão já havia sido publicada no segundo semestre de 2025 no Boletim Oficial do Município, decorrente de entendimentos entre as secretarias municipais envolvidas, a Fundação Cultural e as escolas de samba.
Em nota, a atual administração explica que a escolha do local resultou de análise técnica e urbanística, "considerando critérios de segurança, capacidade operacional, acessibilidade e mitigação de impactos urbanos", reforça.
ESTRUTURA
A Avenida Mário Covas possui pista dupla, canteiro central e largura suficiente, em grande parte de sua extensão, para a montagem de arquibancadas, praça de alimentação, áreas técnicas e de apoio, além de boas áreas para estacionamento. O trecho destinado ao desfile terá aproximadamente 300 metros de extensão, localizado no centro da avenida. A ponte Mário Covas não será utilizada para o desfile.
Com cerca de um quilômetro de comprimento total, a Avenida Mário Covas contará com aproximadamente 350 metros antes e 350 metros após o trecho de desfile reservados para as áreas de concentração e dispersão das agremiações.
Outro diferencial do local é o sistema de iluminação pública subterrânea, o primeiro do município, que elimina redes aéreas e aumenta a segurança do deslocamento dos carros alegóricos e dos destaques em partes elevadas, reduzindo o risco de acidentes, inclusive em dias de chuva.
LOCALIZAÇÃO
A Avenida Mário Covas está aproximadamente um quilômetro mais próxima da região central em relação ao local utilizado em 2024, na Avenida Davi Lino (perto da Rodoviária), e situa-se mais distante de áreas predominantemente residenciais, "contribuindo para a redução de impactos relacionados à perturbação do sossego", afirma o atual governo.
O local conta ainda com posição estratégica, com dois acessos à Rodovia Presidente Dutra a menos de 500 metros, pelas avenidas Malek Assad e Castelo Branco, além de amplo atendimento por linhas de transporte público.
Ainda de acordo com a Prefeitura e a Fundação Cultural, nessas condições, a Avenida Mário Covas é atualmente "o local mais adequado para receber um público estimado em mais de 30 mil espectadores e as dimensões crescentes dos carros alegóricos dos desfiles carnavalescos", finaliza.