Associação Jacareiense promove Campanha alusiva ao Novembro Azul
Evento será realizado no dia 8 de novembro (sábado), das 8h às 13h, na Praça Raul Chaves, 531 (região central).
Alinhada com o tema da Federação Internacional de Diabetes e Acesso aos Cuidados do Diabetes, a Associação Jacareiense de Diabéticos (AJD) promoverá uma campanha de conscientização e prevenção, no dia 8 de novembro (sábado), das 8h às 13h, na Praça Raul Chaves, 531 (região central).
A ação contempla verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações nutricionais, atendimento e orientação médica para casos com alteração da glicemia.
Segundo Maristela Prilips, presidente da entidade, o objetivo é atingir 450 pessoas, buscando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do controle da glicemia, "além dos cuidados com o diabetes, proporcionando assim melhor qualidade de vida às pessoas com a condição", completa.
Ainda de acordo com a dirigente, o movimento também está lançando a campanha junto com o Vozes do Advocacy: 'Lipodistrofia: o corpo que reclama' para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce "e alertar sobre o impacto à saúde causado pelo tratamento não adequado da doença, além de abordar o preconceito que as pessoas com a condição enfrentam", explica.
A DOENÇA
A Lipodistrofia é caracterizada pela incapacidade do organismo de manter o tecido adiposo subcutâneo, o que pode levar ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, esteatose hepática, complicações renais, cardiomiopatia, hipertensão e pancreatite, além de depressão devido ao estigma causado pela alteração das feições e do corpo.
Para a realização destas ações, a AJD conta com o apoio de Vozes do Advocacy, Roche, Dassette, Servier, Libbs, NovoNordisk, Boston Scientific, Vantive e Alliance Pharma.
NÚMEROS
O cenário de gastos relacionados com diabetes no Brasil chegou a 45 bilhões de dólares nesse ano, sendo o terceiro país no mundo no ranking dos gastos com a condição, segundo o Atlas 2025 da Federação Internacional do Diabetes. Dados da Pesquisa Vigitel, no conjunto das 27 cidades, a frequência do diagnóstico médico de diabetes foi de 10,2%, sendo maior entre as mulheres (11,1%) do que entre os homens (9,1%).
SOBRE O DIA MUNDIAL
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
Comentários: