Terça, 02 Dezembro 2025

Aluno de Jacareí brilha em ranking para Olimpíada de Matemática de Singapura

Cidadepequeno gênio

Aluno de Jacareí brilha em ranking para Olimpíada de Matemática de Singapura

Samuel Castro, de 10 anos, ficou em 5º lugar no ranking nacional de uma seletiva para a Olimpíada Internacional em 2026. 

Na escola onde estuda, o Colégio Anglo (unidade Jardim América), a homenagem de colegas e professores. Foto- Arquivo pessoal

O morador de Jacareí, Samuel Bellini Camara de Castro, de 10 anos, alcançou o quinto lugar no ranking nacional de uma seletiva para Olimpíada Internacional de Matemática de Singapura (SIMOC). O evento está programado para acontecer no dia 08 de março de 2026.

Considerada uma das competições mais rigorosas e respeitadas do mundo, a competição incentiva estudantes de várias partes do planeta a resolverem problemas de diferentes maneiras, especialmente usando estratégias de resolução não rotineiras, com a pretensão de ter mais ferramentas para entender os problemas a serem resolvidos.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

NEURODIVERGENTE
Samuel é uma criança neurodivergente e aluno do Colégio Anglo (unidade Jardim América) e do Kumon Barão. Suas habilidades com a matemática marcaram desde cedo sua trajetória, recebendo reconhecimento e suporte dessas duas instituições. Ele já recebeu várias medalhas e faz parte da Equipe Olímpica de Altas Habilidades e Superdotação de Jacareí.

"Um resultado desses não é apenas uma conquista pessoal. É um marco para a Educação de Jacareí, uma oportunidade rara de mostrar ao país que nossa cidade forma talentos capazes de competir e brilhar em nível internacional", conta a avó Renata, que procurou o Diário de Jacareí para falar sobre a conquista do neto. "Acredito que a conquista dele pode até trazer visibilidade para a causa da neurodiversidade", completa.

Ainda segundo Renata, o casal Alexandre e a professora Daniela Valadão idealizaram o projeto da Equipe Olímpica de Jacareí. Ela conta que as crianças com altas habilidades e superdotação são acolhidas e lapidadas.

Samuel e a professora Daniela Valadão, uma das idealizadoras do projeto da Equipe Olímpica de Jacareí. Foto- Arquivo pessoal

COMO FUNCIONA
Não existe um processo seletivo unificado e aberto a todos os estudantes brasileiros individualmente para a maioria das competições de Singapura. O processo comum envolve convite por desempenho.

Estudantes com resultados de destaque em competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou a Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) podem ser convidados a integrar delegações brasileiras para as fases internacionais em Singapura.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 02 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection