Terça, 25 Junho 2024

Parece que não bastam

Editorialmemória

Parece que não bastam

Ex-prefeito e historiador se queixa da 'destruição da memória de Jacareí' que vai acontecendo aos poucos, num verdadeiro 'apagão'.   

O ex-prefeito, historiador e professor Benedicto Sérgio Lencioni, conhecido como 'Bene' ou 'BSL', desabafava bastante indignado a um grupo de amigos intelectuais na quinta-feira (6). A causa era modificações sofridas no Largo da Matriz da Imaculada Conceição no centro da cidade. Segundo ele, dentre outas coisas, a retirada de dois canteiros em frente à igreja, modificando o desenho da planta original, descaracterizou completamente o primeiro desenho da praça.

Anos atrás, houve ali a retirada do coreto e modificação do piso, sem qualquer explicação, e mais atrás ainda o corte de uma árvore de muitos anos 'como se fosse um estorvo qualquer', desabafa. BSL queixa-se da 'destruição da memória de Jacareí' que vai acontecendo aos poucos, mas de maneira constante vai resultar num verdadeiro 'apagão' do que um dia foi o verdadeiro e original perfil de cidade.

De fato, numa rápida descrição a título de lembrança da 'cara' arquitetônica, principalmente da região central, percebe-se que várias construções de antes simplesmente desapareceram, 'sem falar do recente desmoronamento da lateral esquerda da capela de São Benedito, na Praça Barão do Rio Branco, no antigo Largo do Rosário, outro monumento histórico praticamente condenado a desaparecer.

O mesmo destino parece estar reservado aos clubes tradicionais, como o Trianon, Elvira, Ponte Preta – por ordem de desaparecimento na prática – em breve estarão esquecidos sem que as novas gerações saibam que um dia eles embalaram o lazer de milhares de jacareienses, e deles no todo ou em parte, praticamente não se tem mais qualquer lembrança.

Em verdade, não existe explicação plausível do porquê tais coisas acontecem.E olhe que Jacareí tem um Departamento de Patrimônio Histórico aparentemente preocupado com a aparência da cidade, e pessoas preocupadas com tais arbitrariedades que de há muito acontecem nas riquezas culturais do município como um todo. Mas, parece que não bastam.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 25 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection