É hora de juntar esforços regionais
A participação ativa da comunidade, aliada ao esforço de prefeitos, pode transformar dificuldades em oportunidades.
Cidades do nosso interior enfrentam desafios sociais únicos que, embora menos visíveis que os problemas das grandes metrópoles, impactam significativamente a qualidade de vida da população. Veja, por exemplo, a questão da mobilidade e do acesso a serviços essenciais.
A maioria desses municípios ainda luta com a precariedade do transporte público, dificultando o acesso da população a serviços de saúde, educação, emprego e – por que não? – lazer. Esse problema afeta principalmente idosos, jovens estudantes e trabalhadores de baixa renda, que dependem de ônibus com horários reduzidos e trajetos limitados.
Outro desafio é a falta de oportunidades de emprego qualificado o que limita o mercado de trabalho e leva muitos jovens a migrarem para grandes centros em busca de melhores oportunidades. Neste êxodo 'incômodo' de talentos reside a falta de um atendimento mais acentuado às atividades de lazer na falsa crença do envelhecimento da população que descartaria maiores cuidados em focar tais necessidades.
Por isto, traz grande esperança o anúncio de São José em aumentar o investimento já realizado em revitalização de outras áreas de lazer, como a Comunidade Santa Cruz, com melhorias que tornaram o espaço mais seguro e acolhedor. Além disto, a cidade conta com diversos parques que oferecem opções de lazer ao ar livre e promete estender horários para maior atendimento. Bem-sucedida, tal iniciativa vai inspirar outros municípios (Jacareí, por exemplo) a seguirem a iniciativa.
Para enfrentar tais desafios, é fundamental investir em políticas públicas que melhorem a mobilidade urbana, incentivem a diversificação econômica e ampliem o acesso à cultura e ao lazer. A participação ativa da comunidade, aliada ao esforço das administrações municipais, pode transformar essas dificuldades em oportunidades e garantir um futuro mais inclusivo e sustentável para nossas cidades.
É hora de uma ação conjunta regional para valorizar econômica e humanamente o Vale do Paraíba.
É a nossa opinião.
Comentários: