[[date:%A, %d %B %Y]]

Boa notícia para começar

Boa notícia para começar

O acesso a um jornalismo profissional de qualidade reduz a chance de o eleitor acreditar em fake news

Cientistas políticos dos Estados Unidos, em conjunto com seus colegas das universidades federais de Pernambuco e Minas Gerais, elaboraram um estudo inédito e apropriado para mais um ano de incertezas que se inicia. Segundo o levantamento resultante do trabalho de campo feito em São Paulo, 'o acesso a um jornalismo profissional de qualidade reduz a chance de o eleitor acreditar em fake news'.

Acreditamos que tempo vai dizer o quanto essa mudança de atitude é importante para a manutenção da nossa democracia, hoje bastante arranhada – para não dizer esfarrapada – cuja continuidade, queiramos ou não, depende de cada um de nós.

Assim, o Diário de Jacareí, reafirma que no âmbito de sua atuação jornalística vai continuar mantendo-se firme na divulgação das notícias de real interesse do leitor, de maneira séria e dentro da ética profissional, que é o mínimo frente às tantas responsabilidades inerentes à missão de informar.

Assim, mesmo que a velocidade da notícia de um jornal sério não seja a mesma da internet (o DJ tem sua edição eletrônica para compensar isto) a pesquisa demonstrou ter aumentado a iniciativa de leitores checarem a informação eletrônica, logo em seguida, em um veículo tradicional de sua confiança.

Já estava mais que na hora. O que se via até então eram lamentações isoladas e passivas diante de uma realidade em nada absoluta nem definitiva, mas suficiente para assustar muitos veículos tradicionais. Talvez por excesso de otimismo ou por torcer para que o assunto se resolva por ele próprio, deixou-se crescer a praga até que alguém em meio ao caos gritasse por reação. Foi o que a pesquisa personificou.

Claro que há muito por fazer. Porém, foi um bom começo. Revela-se que existe uma faixa considerável de leitores sérios que em seu projeto de vida buscam a verdade acima de tudo, principalmente quando ela, a verdade, parece distanciar-se cada vez mais a cada dia.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 18 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection