[[date:%A, %d %B %Y]]

Riquezas do Maranhão

Riquezas do Maranhão

O Maranhão é o Estado mais pobre do Brasil. Quase 60% da população vive abaixo da linha da miséria, em condições subumanas.  

Na semana que passou, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da 'Champions League', o Porto venceu por 1x0 o Arsenal. O gol foi marcado no finalzinho da partida, pelo brasileiro Galeno.

O jovem atacante é ídolo da fanática torcida portuguesa. Além de eficiente e certeiro, é pau para toda obra, pois colabora com qualquer esquema tático, atuando até improvisado na lateral-esquerda.

Galeno, muito afamado em terras lusas e no Velho Continente em geral, pouco atuou nos gramados brasileiros, mercê de sua prematura transferência internacional.

Ele é natural do humilde, porém belo, município de Barra do Corda. O rio é caudaloso e corta a cidade ao meio, como Jacareí. Galeno mantém orgulhoso suas raízes e, sempre que tem uma folguinha, visita a família na terra natal.

Saudoso da vida pacata que levava no Brasil, passa seu tempo no Maranhão nadando com os amigos de outrora no Rio Corda, como costumava fazer na infância.

O Maranhão é o Estado mais pobre do Brasil. Quase 60% da população vive abaixo da linha da miséria, em condições subumanas. Mesmo assim, não figura nem entre os oito Estados mais violentos.

Além de contrariar os teóricos preconceituosos que relacionam criminalidade à pobreza, o Maranhão é florão de riquezas culturais. Alcione teve 18 irmãos, é maranhense e considerada uma das maiores cantoras de samba de todos os tempos.

Convertida ao Espiritismo e eleitora do atual Presidente no segundo turno, Alcione foi homenageada no Maranhão, onde é nome de viaduto. No último carnaval, o enredo da Mangueira também a ostentou como patronesse.

Outra persona famosa maranhense é Flávio Dino, descendente de bicentenária família política local. Ele foi Juiz Federal por 12 anos, tem extensa carreira acadêmica e escreveu obras sobre Direitos Penal, Administrativo, Ambiental e Constitucional.

Além do notável saber jurídico, pela experiência na judicatura, aguarda-se dele postura equilibrada, 'à La Zanin', quanto às paixões do mundo político, agora como Ministro Supremo do augusto sodalício. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection