Na terra de Antônio Afonso, por ter muito conforto, elas se concentram de modo ainda mais desproporcional (51,78%).
Jacareí já foi considerada a Cidade do Basquete, a Capital da Cerveja, a Terra do Biscoito, o Reino das Bicicletas (na contramão e pela calçada, de preferência), sem contar o inigualável bolinho caipira (patrimônio cultural imaterial patenteado).
Entretanto, desde que os postulados da Ciência subjugaram as 'Fake News' e dominaram o planeta, valem-se os estudiosos da estatística oficial para concluir que Jacareí é a Meca do Matriarcado.
Na média, no Brasil, já era sabido, há mais mulheres (51,5%) que homens (48,5%). Mas na terra de Antônio Afonso, por ter muito conforto, elas se concentram de modo ainda mais desproporcional (51,78%).
Em cada palmo dos 464 km² jacareienses, quem manda de verdade é a mulher, segundo os dados do Governo Federal, no portal Comunica Brasil. Até o instante, apenas neste ano, a verba encaminhada de Brasília para pagamento de Bolsa Família ultrapassou R$ 53 milhões.
Os lares que foram beneficiados com essa injeção pública de renda são majoritariamente chefiados por mulheres. Para ser mais preciso, 85% deles, mesma porcentagem identificada nos domicílios contemplados com Auxílio Gás.
A mulher merece ser homenageada em todos os meses do ano, para tanto tratada com absoluta prioridade no SUS local. No ano passado, quase três mil gestantes realizaram pré-natal no Município. Cerca de metade desse contingente foi a mais de seis consultas dessa natureza.
No primeiro semestre de 2024, a Farmácia Popular atendeu a quase 34 mil pessoas. Pois 61% dessa clientela privilegiada é composta de mulheres. Está aí bem explicada a razão pela qual elas vivem mais – quem se cuida direito chega bem longe.
Nem mesmo em seus piores dias as damas afonsinas são esquecidas: graças ao apoio federal, só no semestre passado, quase oitocentas menstruadas receberam gratuita e diuturnamente seus absorventes para segura manutenção saudável do asseio que a dignidade feminina merece.
Tem mais! Aqui, 61% dos alunos agraciados com bolsas de estudo do Prouni são do belo sexo.