[[date:%A, %d %B %Y]]

A voz dos finados da República

A voz dos finados da República

Os mortos são pranteados no dia 02 com saudade e carinho. Já os do dia 15 nem tanto.  

Os feriados mais tristes do ano estão no mês de novembro. Finados e XV de Novembro expressam consequências funestas, porém o segundo dói mais porque seria evitável, para o bem do Brasil.

Os mortos são pranteados no dia 02 com saudade e carinho. Já os do dia 15 nem tanto. A começar por Deodoro, que deu o golpe com palavras pouco edificantes: 'deixe-me assinar essa porcaria!'

Por Rui Barbosa sabemos que Petrolão, Mensalão e Bolsolão não são episódios isolados ou obra do acaso, mas rotina republicana: 'o Parlamento do Império era uma escola de estadistas, o Congresso da República transformou-se em uma praça de negócios'.

Ao encontrar Dom Pedro II no exílio, o Águia de Haia retratou-se do mal que ajudou a instalar: 'Majestade, me perdoe. Eu não sabia que a República era isso'.

Analisar o surgimento da República no Brasil é conferir que nosso passado é pai do futuro. Aristides Lobo foi testemunha ocular do golpe e assinalou a raiz antidemocrática: 'o povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava'.

Até Benjamin Constant, covarde trânsfuga da Guerra do Paraguai e republicano de carteirinha, foi sincero ao encarar as consequências da ilegitimidade instalada: 'não era essa a República com que eu sonhava'.

Revolucionária, anticristã e autoritária, Quintino Bocaiúva lamentou a forma de governo que ajudou a instalar: "eu só voltaria ao Senado para pedir perdão a Deus do que eu fiz para que viesse essa República; e admiro que o povo ainda não tenha cortado a cabeça de quantos cometemos tão funesto erro'.

Engana-se quem pensa que a situação melhorará quando o povo tiver mais educação. A terra prometida dos republicanos não passa de miragem. O ser humano necessita de modelo que ajude a corrigir suas imperfeições, não que o idealize.

Certo estava o fundador da República, Deodoro da Fonseca (deserdado pela própria mãe, envergonhada com a traição ao Imperador, a quem devia favores e de quem se dizia amigo): 'República no Brasil e desgraça completa é a mesma coisa'.

Enquanto os alienados ridicularizam a Monarquia, a República ri do povo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection