O experimento que deu certo
'Festim Diabólico' foi ousado à época por ter edições mínimas, cenário único (sala) e deixar subentendido que os assassinos eram namorados.
'Festim Diabólico' (1948 – direção: Alfred Hitchcock) foi inspirado no assassinato de Bobby Franks, 14 anos, em 1924, pelos estudantes Nathan Leopold e Richard Loeb, ambos com 19. O crime, ocorrido em Chicago, ficou marcado pela frieza e motivo: matar por matar, na ideia de cometer 'o crime perfeito'.
Baseados na tese do Super-Homem de Nietzsche (um ser superior, isento das leis comuns que regem os homens, que não são responsáveis por aquilo que fazem), eles logo foram presos e condenados à prisão perpétua. 5 anos depois uma peça de teatro retratou o acontecimento e por meio dela o Mestre do Suspense se sustentou e rodou o longa-metragem.
Brandon e Phillip enforcam até a morte David, colega de faculdade. É a cena inicial de 'Rope' (título original – a palavra, em português, significa 'corda'; porém, em inglês, há o trocadilho com 'hope' – esperança). A partir daí o desenrolar está na sala onde o caso aconteceu (escondem o corpo num baú). Os 2 dão um pequeno jantar.
Querem mostrar a si mesmos que são superiores a todos e concluir tal 'o crime perfeito' (usam a tampa do baú a amparar o buffet). Rupert, ex-professor deles, é um dos convidados e aos poucos começa a desconfiar, devido à insegurança de Phillip. Outros que vão à festa têm ligação direta com o falecido: pai, tia, noiva.
'Festim Diabólico' foi ousado à época por ter edições mínimas (é filmado todo em plano-sequência – sem cortes), cenário único (sala) e deixar subentendido que os assassinos eram namorados (o homossexualismo era tema-tabu). No elenco, o estreante Farley Granger, John Dall e o inigualável James Stewart.
Hitchcock não gostou do resultado final. Taxava sua obra como 'experimento que não deu certo'. Ainda assim, fez parte dos '5 filmes perdidos' do cineasta, quando ele comprou os direitos de volta para deixar de legado à filha, Patrícia. Por décadas a trama não pode ser assistida e só voltou ao público em 1984, 4 anos após a morte do diretor.
Os outros 'perdidos' eram: 'Janela Indiscreta' (1954), 'O Terceiro Tiro' (1955), 'O Homem que Sabia Demais' (1955) e 'Um Corpo que Cai' (1958). Duração: 8O minutos. Cotação: ótimo.
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