[[date:%A, %d %B %Y]]

Internet como protagonista

Internet como protagonista

Entre inovações e descobertas, 'Mensagem Para Você' (1998) foi o primeiro a ter a internet como protagonista real, digamos assim. 

Há quase 25 anos a internet era terreno baldio, área desconhecida a ser explorada. Os poucos que acessavam o faziam pelo método 'discado' – quem lembra do barulhão quando a conexão se preparava a 'entrar no ar' e dos preços exorbitantes que faziam a gente usar o troço de madrugada, porque custava mais barato? Salas de bate-papo eram escassas. O e-mail era a grande tecnologia de comunicação.

Posso estar enganado, mas, entre inovações e descobertas, 'Mensagem Para Você' (1998) foi o primeiro a ter a internet como protagonista real, digamos assim. Na trama, Kathleen (Meg Ryan) e Joe (Tom Hanks) não se conhecem pessoalmente e conversam por correio eletrônico. Ela, dona de modesta livraria, tem namorado, Frank (Greg Kinnear). Joe, também comprometido (Patrícia, interpretada por Parker Posey), comanda megalivraria que se instala na mesma rua da dela, o que pode levar o comércio da moça à falência. Rivais nos negócios, apaixonados nos computadores.

Dirigido por Nora Ephron, 'Mensagem Para Você' é adaptação de peça teatral dos anos 1930, cujo enredo tratava de duas pessoas que namoravam por cartas. Dois longas, baseados nesta peça, foram rodados: 'Loja da Esquina' (1940, com James Stewart) e o musical 'A Noiva Desconhecida' (1949, com Judy Garland e Buster Keaton – curiosidade: Liza Minelli, filha de Judy, tinha só 3 anos e aparece na cena final). Nora trouxe o script à atualidade de então e pôs os personagens para teclar (se filmassem hoje, usariam whatsapp, telegram?).

O nome original – 'You've Got Mail' – ousou e aplicou 'marketing indireto', ou seja, fez propaganda sem o público notar, pois remeteu ao som que usuários do AOL, plataforma pioneira dos e-mails, escutavam quando recebiam mensagens. No Brasil, inventaram gracinha e puseram '@' no lugar do 'A': ficou 'Mens@gem' no título. Meigo. Não preciso escrever como esta comédia romântica termina. Foi o 3º e último trabalho de Tom Hanks e Meg Ryan juntos. Duração: 119 minutos. Cotação: bom. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection