[[date:%A, %d %B %Y]]

Corrosões

Corrosões

Trama não se exime de escancarar comportamentos que doentes deste tipo podem ter. 

Família desestruturada, desconfiança diária, pouco contato com gente, sensação de abandono nos poros. Embale estes desastres e terá alguém com sérios problemas psicológicos e de saúde. A anorexia é um deles. 'O Mínimo para Viver' (2017, Netflix) traz o tema para vasculhá-lo de maneira gelada, praticamente sem concessões meladas.

Ellen (Lily Collins) tem 20 anos e lida com este distúrbio alimentar. O pai quase nunca está em casa, a madrasta é socialite fútil, a mãe, daquelas naturebas 'paz e amor', largou o marido para se casar com uma mulher, enfim. De todos, a única visivelmente sã é a irmã mais nova por parte de pai, Kelly.

Entre idas e vindas a casas de reabilitação (Ellen ficou em coma várias vezes), um médico fora da curva, William (Keanu Reeves), cruza seu caminho e lhe oferece tratamento nada convencional: desafiá-la a encarar a condição como se fosse um duelo, ou seja, alguém perderá no fim.

Dirigido pela estreante Marti Noxon, que também assina o script, a trama não se exime de escancarar comportamentos que doentes deste tipo podem ter: contar calorias das comidas, vomitar escondido, mastigar o alimento e cuspi-lo em seguida, praticar exercícios até se lesionar, medir o tamanho do corpo etc.

Há um aviso no início do filme, inclusive, preparando o público para possíveis gatilhos que podem surgir nos minutos seguintes. É claro que, para amenizar tanto peso (sem trocadilho), 'O Mínimo para Viver' ('No Osso' é o título original) tem sequências 'suaves', como quando o doutor leva os pacientes a um passeio e os coloca no meio de uma chuva artificial. A imagem é linda. Serve à virada de chave dos personagens, como costuma simbolizar as gotas? Não tanto.

Como escrevi, o longa não arrisca 'finais felizes' porque o buraco é mais embaixo. Mas ao passar do tempo, a esperança, que nem sempre é a última que morre, pode socorrer quem se habilita a se deixar ajudar. Será esta a situação de Ellen? Não serei eu a dar-lhes este spoiler sem-vergonha. Por fim, Noxon consegue passar aos atores a segurança de sua batuta e o resultado satisfaz a audiência. Duração: 107 minutos. Cotação: bom. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection