Sindicatos pedem apoio da Câmara para reajuste salarial de servidores
Entidades não aceitam proposta de 7% no salário-base e sem reposição de inflação para o Vale Refeição e Vale Alimentação.
A Câmara Municipal de Jacareí realizou na manhã da última quarta-feira (19), sessão ordinária sem projetos de lei a serem discutidos e votados na Ordem do Dia. A sessão teve início às 9h com a presença de cerca de 200 servidores públicos municipais das áreas da Saúde e Educação.
O funcionalismo não aceita a proposta de 7% sobre o reajuste no salário-base e sem reposição de inflação para o Vale Refeição e Vale Alimentação apresentada pelo prefeito Izaias Santana (PSDB).
O presidente da Câmara, vereador Abner Rosa (que é do mesmo partido do prefeito), suspendeu a sessão para uma reunião entre os parlamentares e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí (STPMJ) e do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SindSAAE) com o objetivo de acolher as reivindicações e reapresentá-las ao prefeito.
Segundo o STPMJ a reivindicação dos servidores, aprovada em assembleia da Campanha Salarial 2023, foi de 20% de reajuste. O índice inclui todo o acumulado da inflação dos últimos anos que não foi repassado nos salários, além de uma pequena parte de aumento real. "No entanto, a administração, após muita conversa e negociação, apresentou uma proposta que é menos da metade do índice reivindicado", disse a presidente do sindicato, Sueli Cruz.
PEDIDO FORMAL
Após o encontro o líder do governo na Câmara, vereador Paulinho dos Condutores (PL), sugeriu ao presidente da Casa a confecção de um ofício, que foi assinado pelos 13 vereadores e enviado ao prefeito, solicitando a realização de estudo de viabilidade para atendimento da proposta da categoria.
"Os sindicatos aceitam discutir reajuste salarial de 9%, além da reposição de inflação para o Vale Refeição e Vale Alimentação, sobretudo para beneficiar os servidores com salários menores que enfrentam dificuldades na compra de gêneros alimentícios com o custo da cesta básica", explicou o vereador.
A sessão ordinária seguiu com a leitura e votação dos trabalhos protocolados pelos vereadores e, na sequência, o uso da Tribuna pelos parlamentares no horário dos Temas Livres. Todos os vereadores foram à Tribuna da Casa hipotecar solidariedade e apoio às reivindicações da categoria.
Comentários: