Museu de Antropologia celebra 40 anos de existência em Jacareí
Fundado em 08 de dezembro de 1980, durante a primeira gestão do ex-prefeito BSL, o MAV de Jacareí celebra a data com nova exposição, a partir desta quinta-feira (10)
O Museu de Antropologia (MAV), comemora 40 anos de existência em 2020. O museu, que nos últimos quatro anos ultrapassou a marca de 39 mil visitas, 31 exposições e 30 palestras, segue aberto para visitação gratuita na exposição 'Entre Coleções', de quarta a sexta-feira, das 10h às 16h.
Desde o seu surgimento, o MAV é considerado por especialistas um 'marco' na museologia brasileira, pois tem como vocação contar a história do homem da região sob um olhar antropológico, e não dos grandes heróis.
Nos últimos quatro anos, o famoso espaço cultural obteve o reconhecimento oficial como museu, através da Lei 6217/2018; a implantação do plano museológico, sua regularização de acordo com o Estatuto Nacional de Museus e o cadastro junto ao SISEM e ao IBRAM. Além de reformas elétricas e descupinização.
Na quarta-feira (9), para celebrar a data, a Fundação Cultural de Jacarehy organizou um evento, que contou com a presença do prefeito em exercício, Edgard Sasaki (DEM), do presidente da autarquia, Bruno Castro e convidados.
"O MAV foi, durante muito tempo, um espaço pouco conhecido pelo jacareiense. Por isso, hoje me orgulho de participar dessa popularização do museu, trazendo escolas e pessoas da nossa cidade para visitar o acervo", comenta o presidente da autarquia, Bruno Castro.
Comentários: