Sábado, 23 Novembro 2024

Líderes do PT em Jacareí celebram resultado e falam em vitória de 'projeto democrático'

Cidaderepercussão

Líderes do PT em Jacareí celebram resultado e falam em vitória de 'projeto democrático'

Prefeitos durante quatro mandatos, Marco Aurélio  e Hamilton comentaram os resultados.

Com o sindicalista Joaquim Aristeu, do PSOL (ao centro), Marco Aurélio e Hamilton durante campanha eleitoral em Jacareí. Foto- Divulgação

Líderes do PT em Jacareí celebram resultado das eleições 2022 e falam em vitória de 'projeto democrático'. Prefeitos da cidade durante quatro mandatos consecutivos, Marco Aurélio de Souza (2001 a 2008) e Hamilton Mota (2009 a 2016) foram procurados pelo Diário de Jacareí para comentar os resultados que confirmaram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência e a derrota de Fernando Haddad para o governo estadual.

Para Marco Aurélio, que também foi deputado estadual entre os anos de 2011 e 2014, a eleição de Lula ultrapassa a vitória de um partido político, 'pelo momento em que o país está passando'. "É a vitória de um projeto democrático, com muitas forças diferentes, mas não antagônicas, que se uniram para reconstruir um Brasil para todos. O desafio está dado", comentou.

Prefeito por dois mandatos consecutivos e eleito deputado estadual, em 2010, com expressiva votação na cidade e região, Marco Aurélio disse acreditar que assim que Lula tomar posse, a pauta sobre as eleições municipais em 2024 'volta a ser debatida pela sociedade e dentro do próprio partido'. Ele ressaltou a participação dos jovens de Jacareí na campanha deste ano. 

"Posso celebrar, com alegria, que na campanha deste ano em Jacareí tivemos muitos jovens e muitas forças unidas, e que dão claro sinais de permanecerem ativas e juntas para os próximos desafios, o que nos anima em muito", reforçou.

GOVERNADOR
Marco Aurélio de Souza também comentou o fato de o candidato petista ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, ter recebido menos votos no segundo turno do que no primeiro, em Jacareí. Para ele, o segundo turno é, na verdade, 'uma segunda eleição'.

"As forças se recompõem e os votos migram até mesmo de quem já os recebeu no primeiro turno. Particularmente, eu acredito que eleições casadas (presidente com governador) faz com que o debate a respeito das eleições para governador ficasse em segundo plano, sobretudo pela forma como esta eleição ocorreu, num acirramento muito grande entre dois candidatos à presidência".

O ex-prefeito de Jacareí também criticou a ausência de nomes importantes da política de Jacareí e que poderiam ter se empenhado na campanha. "Quanto àqueles que se omitiram e não se posicionaram neste histórico momento, acredito que lhes será cobrado, pela consciência e pela sociedade, a ausência de quem poderia ter dado a sua contribuição", finalizou.

Hamilton diz que partido já esperava
ter dificuldades para eleger Haddad

Prefeito de Jacareí entre os anos de 2009 e 2016, Hamilton Mota (PT) reconheceu que o partido já esperava encontrar dificuldades na campanha de segundo turno de Fernando Haddad ao governo estadual. Segundo Hamilton, ainda é muito grande a resistência do partido no interior de São Paulo, 'em que pese o desempenho que ele teve na capital e região metropolitana'.

"Acredito que ele (Haddad) não conseguiu chegar ao eleitor do interior. Ainda há um antipetismo enraizado nas pessoas, confuso e inexplicável". Hamilton lembrou o fato de o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) não ter seis meses de residência em São Paulo e sequer saber onde votaria.

Sobre a vitória de Lula à presidência, Hamilton Mota reconheceu o resultado apertado na disputa com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar das projeções otimistas feitas pelos institutos de pesquisa. "É uma vitória do povo brasileiro, temos condições de tentar voltar o país à uma normalidade democrática", finalizou.

Eleito governador, Tarcísio de Freitas
vence disputa com Haddad em Jacareí

Eleito governador de São Paulo, o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) também foi o mais votado em Jacareí para ocupar o cargo a partir de janeiro de 2023. O candidato bolsonarista recebeu na eleição de segundo turno no município, realizada neste domingo (30), um total de 79.060 votos (62,78%) contra 46.868 votos de Fernando Haddad (PT), que representam 37,22% da preferência do eleitorado local.

Tarcísio de Freitas também foi o escolhido pela grande maioria do eleitorado jacareiense no primeiro turno para governador, com 59.933 votos (49,30%). O candidato Fernando Haddad (PT) recebeu no primeiro turno 35.248 votos (29,00%).

O segundo turno da eleição para Governador registrou em Jacareí 125.928 votos válidos (89,75%), 5.410 votos brancos (3,85%) e 8.976 (6,40%) que foram anulados.

PRESIDENTE
O candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) foi o mais votado na eleição para presidente em Jacareí. No segundo turno, disputado neste domingo (30), o atual presidente recebeu 83.006 votos (62,61%) contra 71.611 votos (54,23%) recebidos no primeiro turno.

O candidato Lula (PT) recebeu neste domingo (30) em Jacareí 49.573 votos (37,39%). No primeiro turno, Lula teve 44.402 votos ou 33,63% dos votos válidos apurados no município.

O total de votos válidos neste segundo turno para presidente foi de 132.579 (94,39%), com 2.598 votos brancos (1,85%) e 5.275 votos anulados (3,76%). 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 23 Novembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection