[[date:%A, %d %B %Y]]

Jacareí deverá concluir esquema vacinal em 2023, aponta estudo

CidadeCovid-19

Jacareí deverá concluir esquema vacinal em 2023, aponta estudo

O estudo criou um modelo matemático que fornece previsões de quando a vacinação será concluída em cada município brasileiro

Até sexta-feira (28), 83.977 vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Jacareí, sendo 56.603 referentes à 1ª dose (24,04% da população) e 27.374 a 2ª dose (11,63%) (Crédito: Divulgação/PMJ)

A cidade de Jacareí deverá concluir seu esquema vacinal contra a Covid-19, que prevê a aplicação de duas doses de imunizante, em setembro de 2023. A conclusão é parte de um estudo desenvolvido por membros do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, interior do estado.

O estudo criou um modelo matemático que fornece previsões de quando a vacinação contra a Covid-19 será concluída em cada município brasileiro. O sistema utiliza os dados disponibilizados pelo governo federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade e, com isso, projetar quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante.

A estimativa, de acordo com dados projetados pelo 'Vacinômetro' da pesquisa, aponta que em Jacareí a data limite é 24 de setembro de 2023. Já São José dos Campos deverá finalizar a imunização contra a Covid-19 um pouco antes, em 12 de janeiro desse mesmo ano. O cenário em Taubaté é ainda mais demorado: 27 de janeiro de 2024.

Cálculos levam em conta ritmo
da vacinação nos últimos 30 dias

Os cálculos do estudo desenvolvido por membros do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, levam em conta o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada no Brasil. A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante.

O estudo mostrou que a vacinação contra Covid-19 deverá terminar somente em 2025 nas cidades do Vale do Paraíba. De acordo com dados das prefeituras do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, cerca de 280 mil pessoas receberam as duas doses. Apesar disso, o número representa apenas 11% da população.

SERVIÇO
Painel de Vacinação da Covid-19
O Painel de Vacinação da Covid-19 é aberto e está disponível para toda a população no portal da USP São Carlos, em www.cemeai.icmc.usp.br/painel-vacinacao.

Dentro da plataforma, o usuário só precisa selecionar o estado e a cidade desejados e verá, além da projeção para o fim da vacinação, detalhes sobre doses aplicadas por dia, doses aplicadas com atraso, demanda diária por vacinas, vacinação precoce, abandono da vacinação e muito mais. Também é possível optar por ver os dados totais do Brasil. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection