Por Angelo Ananias em Sexta, 30 Janeiro 2026
Categoria: Cidade

Hernani Barreto deixa Câmara para assumir Secretaria de Governo

Mudança altera a composição do Legislativo a partir de fevereiro, com a volta do hoje suplente Rogério Timóteo à Câmara Municipal. 

O Diário de Jacareí acaba de receber uma informação de que o vereador Hernani Barreto (Republicanos) deixará a Câmara Municipal para assumir o cargo de secretário de Governo na gestão do prefeito de Jacareí, Celso Florêncio (PL), em uma mudança que altera a composição do Legislativo a partir de fevereiro. A transição está prevista para entrar em vigor em 1º de fevereiro de 2026.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

Hernani Barreto, nascido em Jacareí em 1978, é advogado, servidor público concursado e exerce seu terceiro mandato como vereador — já tendo ocupado a cadeira nos períodos de 2013 a 2016, de 2021 a 2024 e agora na legislatura 2025-2028 antes da mudança de função executiva. Em 2024, ele foi eleito com 1.989 votos.

Hernani também atuou em diversos setores da administração municipal ao longo de sua trajetória, com destaque na área de Esportes na gestão do PT (seu antigo partido) e, atualmente, como articulador político dentro da base de apoio ao governo municipal.

Com a saída de Barreto da Câmara, assume a vereança o suplente Rogério Timóteo (Republicanos), que tomará posse no início de fevereiro. Atualmente ele exerce as funções de titular da subprefeitura Geraldo Scavone, para a qual foi nomeado no final do ano passado (a pedido do próprio Hernani).

Timóteo tem longa trajetória na política local: foi eleito vereador em 2012 e novamente em 2020, representando o Republicanos. O atual titular da pasta, Roberto Abreu, deverá ocupar outro cargo na atual administração.

AJUSTES
A mudança ocorre no contexto de ajustes no primeiro escalão do governo municipal, que nos últimos meses vem anunciando nomeações e reorganizações para a nova gestão; desde o início do atual governo já foram feitas cinco trocas de secretários municipais. A ida de um vereador da base aliada de Celso para o Executivo reforça a articulação política da prefeitura com o Legislativo.

Para a Câmara, a entrada de Timóteo representa continuidade de um parlamentar que já conhece os procedimentos da Casa e tem experiência legislativa, ao mesmo tempo em que pode trazer nova dinâmica ao plenário nas votações e debates de pautas que envolvem a administração pública local.

Ainda não há uma informação oficial das partes, mas posse estaria agendada para o primeiro expediente após o recesso legislativo, oficializando a transição. A primeira sessão ordinária de 2026 está marcada para a próxima quarta-feira, dia 4 de fevereiro, a partir das 9h.

Publicações Relacionadas

Deixe o seu comentário