Empatia: Jacareí imuniza população em situação de rua com vacina de dose única
A vacina utilizada para este público é da fabricante Janssen, que com apenas uma dose gera a imunização contra a Covid-19
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, deu início à imunização de moradores em situação de rua na cidade, nesta quarta-feira (30). A vacina utilizada para este público é da fabricante Janssen, que com apenas uma dose gera a imunização contra a Covid-19.
A vacinação desse público-alvo da campanha está sendo realizada no Centro Pop e na Casa de Passagem, que são equipamentos da Secretaria de Assistência Social. Esses locais acolhem a população em situação de rua, diariamente, oferecendo alimentação, banho e diversos outros serviços.
"Escolhemos utilizar a vacina da Janssen, em dose única, porque é uma população mais difícil de se ter o controle para receber a segunda dose, são pessoas que não têm residência fixa. É uma questão de saúde pública e de empatia por essa população que está em situação de vulnerabilidade social", explica Rosana Gravena, secretária de Saúde do município.
De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social, a expectativa é vacinar entre 50 e 60 pessoas em situação de rua na cidade. "Nós fazemos o mapeamento e acompanhamento dessa população ao longo do ano. Temos o cadastro e prestamos assistência para todos, por meio da Abordagem Social, Centro Pop e Casa de Passagem. O número varia muito, devido aos migrantes, que estão apenas de passagem pela cidade, mas é possível notar o aumento no número de pessoas em situação de rua após o início da pandemia", explica Juliana Dualibi, titular da pasta.
VACINA CONTRA A INFLUENZA
A Prefeitura de Jacareí, no início do mês de junho, aplicou a vacina contra o vírus da Influenza (H1N1) em moradores em situação de rua na cidade. Durante a ação, que foi realizada no Centro Pop e na Casa de Passagem, 51 pessoas foram imunizadas.
Comentários: