[[date:%A, %d %B %Y]]

Edital de 2021 do Mestre Cultura Viva celebra 10 anos da premiação em Jacareí

CidadeIncentivo à Cultura

Edital de 2021 do Mestre Cultura Viva celebra 10 anos da premiação em Jacareí

O edital completo pode ser acessado no site oficial da Fundação Cultural de Jacarehy e as inscrições começarão em 19 de abril

Nesta edição especial serão contemplados cinco mestres da cultura em Jacareí (Crédito: Divulgação/FCJ)

Em celebração aos 10 anos da premiação 'Mestre Cultura Viva', a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) lança o edital de 2021. Nesta edição especial, serão contemplados cinco mestres, que além do título, ganharão R$ 2mil, certificado e placa de reconhecimento.

O edital completo pode ser acessado no site oficial da FCJ e as inscrições começarão a partir de 19 de abril, com agendamento prévio pelo telefone (12) 3953-3574.

Os requisitos necessários para esses herdeiros da cultura tradicional participarem são ser pessoa física que detenha notório conhecimento; mínimo de 20 anos de permanência na atividade; capacidade de transmissão de saberes; celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais; e, que sejam reconhecidos por sua própria comunidade como detentores de diversas categorias. Entre elas artes da cura, liderança religiosa de tradição oral, brincadeiras populares, contação de histórias, poesia, lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano, ofícios, técnicas e modos de fazer da cultura popular.

Entram nas categorias também aqueles que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, trabalham a memória viva e afetiva da tradição popular. Exemplos dessas expressões culturais são os manifestantes da Folia de Reis, Moçambique, Jongo, Festa do Divino, São Gonçalo, Catira, saberes relacionados à gastronomia e religiosidade.

Mais informações ou esclarecimentos de dúvidas podem escreva para mav@culturajacarei.sp.gov.br.

HOMENAGEM

A Fundação Cultural por meio da Diretoria de Patrimônio realizou uma homenagem semanal pelas redes sociais, todas as sextas-feiras, aos mestres premiados até hoje. Para conferir e conhecer mais sobre os nossos mestres e mestras da cultura popular, acesse o Facebook e Instagram da FCJ. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection