O projeto transformou o local, antes utilizado para descarte de entulho e com mato alto ao redor, em um ambiente de lazer para a comunidade
O bairro Jardim Pedramar, localizado na região oeste de Jacareí, teve sua paisagem transformada por meio do mural colaborativo realizado pelo projeto Pedramar Território Cultural, e contou com as artistas Janaína Vieira, Luanda Soares, Ivani Melo e Drik Oliveira. A iniciativa teve o apoio da empresa Suzano, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e a Prefeitura Municipal.
A ação também contou com a participação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que cedeu o muro para a realização da arte. "Antes, o local era usado para descarte de entulho, mato alto ao redor. Com a ação, o ambiente foi valorizado e a própria comunidade começou a cuidar do espaço, tornando-se um local de lazer para as crianças. A comunidade é sempre receptiva com as ações que valorizam o território. Esta, em especial, mostrou para nós, do 'Cultura no Morro', que estamos no caminho certo", explica, Thiago Vinicius Lima da Silva, diretor-geral do Projeto 'Pedramar Território Cultural'.
A concepção temática do mural foi desenvolvida apenas por mulheres que integram o projeto e teve como referência o riacho que o bairro possui e inspirado no documentário Sacred Water. Segundo o grupo, o 'Caminhos das Águas' retrata as águas sagradas que nascem no prazer da mulher e são simbolizadas pelas figuras de Oxum e Yemanjá. "É uma satisfação realizar essa criação ao lado de mulheres inspiradoras. O projeto e a comunidade do Pedramar mostraram como é possível transformar ambientes e multiplicar boas ações", diz Ivani Melo, artista visual.
O projeto também contou com o envolvimento do núcleo ambiental do 'Cultura no Morro', que possuí um território de ação no Jardim Pedramar. Foi elaborada uma ação socioambiental para que as crianças do bairro contribuíssem com a iniciativa por meio da criação de placas com mensagens positivas e do plantio de mudas de árvores nativas.