[[date:%A, %d %B %Y]]

Com avanço para fase verde do Plano SP, Jacareí tem novas regras de flexibilização

CidadeRetomada

Com avanço para fase verde do Plano SP, Jacareí tem novas regras de flexibilização

Nesta fase, a capacidade limitada a 60% de ocupação é para todos os setores; com horário de atendimento presencial limitado a 12 horas

A partir de terça-feira, 13 de outubro, o Parque da Cidade (à esquerda) e o Parque dos Eucaliptos, passam a funcionar de domingo a domingo (Crédito: Arquivo/PMJ)

Com avanço para a fase verde do Plano SP, anunciado na sexta-feira (9) pelo governo estadual, Jacareí tem novas regras de flexibilização no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

As novas regras passaram a valer a partir do último sábado (10). A novidade é que, agora, as atividades permitidas poderão funcionar com limite maior de capacidade (60%) e com menos restrições. O horário de atendimento presencial passa a ser de até 12 horas diárias – seguidas ou não –, de domingo a domingo. Os bares, restaurantes, padarias e similares tem algumas especificações explicadas a seguir.

Vale destacar que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justiça entendem que o município não deve dispor de forma contrária ao que for estabelecido pelo Estado. Portanto, o papel do município é adequar, à sua realidade, as regras fixadas pelo Estado.

PARQUES
A partir de terça-feira, 13 de outubro, o Parque dos Eucaliptos segue funcionando das 6h às 12h, mas, agora, de domingo a domingo. Já o Parque da Cidade ampliará seu funcionamento, das 6h às 20h, também todos os dias. Os detalhes de limitação dos espaços e de atividades que podem ser praticadas nestes locais estão no Decreto.

BARES
Bares, restaurantes e similares de Jacareí podem passar a ter ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local. O consumo local deve encerrar, no máximo, às 22h e a permanência no estabelecimento deve ser, no máximo, até às 23h, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Delivery e Drive-Thru podem funcionar após as 23h. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.

COMÉRCIOS
Os shoppings, comércio, área de serviços, salões de beleza e barbearias, por exemplo, podem funcionar com capacidade aumentada para até 60% e horário de até 12 horas de abertura.

Uma novidade é o funcionamento de quadras esportivas particulares, desde que haja controle de acesso e cumprimentos dos protocolos estabelecidos pelo Plano São Paulo e pela Vigilância Sanitária municipal.

Atividades que gerem aglomeração
continuam proibidas na fase verde

Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, torcidas em estádio e grandes shows com público em pé, não estão autorizadas mesmo nas regiões classificadas na fase 4 (verde).

EVENTOS CULTURAIS
Anteriormente, na fase amarela, os eventos, convenções e atividades culturais puderam acontecer com 40% de capacidade, horário reduzido a 8 horas, controle de acesso, venda apenas online, hora marcada e assentos marcados. Além disso, os assentos e filas tinham que respeitar distanciamento mínimo.

Já na fase verde, para a qual Jacareí foi promovida pelo governo estadual, os eventos seguem com 40% da capacidade do local, de domingo a domingo, limitados a 10 horas diárias, seguidas ou não, tendo controle de acesso e número de pessoas, observando a lotação máxima. Compra antecipada (horários pré-agendados).

O público poderá ficar em pé, com distanciamento (marcações dispostas para delimitar a distância mínima). Deve-se, obrigatoriamente, usar máscaras em todos os ambientes. E adoção de protocolos geral e específicos para o setor.

SAIBA MAIS

Acesse o Decreto Municipal nº 1.173, de 9 de outubro de 2020, na íntegra, através deste link: http://www.jacarei.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/10/Decreto-1173-de-9-de-outubro-de-2020.pdf. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection