Tacógrafo de ônibus com torcedores do Corinthians estava vencido
De acordo com o órgão estadual, equipamento é obrigatório para monitorar todo o trajeto do veículo e contribui na redução de acidentes.
A imprensa divulgou e tem atualizado informações sobre o grave acidente com o ônibus de torcedores do Corinthians que capotou na rodovia Fernão Dias, km 520, entre Brumadinho e Igarapé – região metropolitana de Belo Horizonte – em acidente que envolveu 43 passageiros, sete morreram no acidente na noite do último sábado, 19 de agosto. Os membros da torcida organizada Gaviões da Fiel, da subsede do Vale do Paraíba, retornavam para São Paulo após o empate por 1 a 1 entre Cruzeiro e Corinthians, no Mineirão, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) investiga o caso.
O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.
Em 2022, o Ipem-SP verificou mais de 436 mil cronotacógrafos em todo o Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar www.ipem.sp.gov.br.
Segundo imagens do acidente é possível observar a placa do ônibus. A área técnica do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, realizou o levantamento e constatou que a verificação do tacógrafo estava vencida. Devido a isso, o Ipem-SP reforça a importância da verificação do instrumento, a cada dois anos, conforme determina a legislação.
O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um equipamento de uso obrigatório para esse tipo de condução. O instrumento precisa ser certificado para assegurar a confiabilidade dos dados registrados. Todas as informações contidas no tacógrafo são aceitas e utilizadas legalmente em caso de acidentes ou denúncias de má condução do veículo.
COMO FUNCIONA
O tacógrafo indica e registra dados importantes sobre a condução dos veículos, como a distância percorrida, tempos de parada, direção e velocidade desenvolvida. Além do uso obrigatório, deve passar por verificação metrológica. Os ensaios metrológicos são enviados ao Ipem-SP para que sejam feitam análises do relatório e disco de ensaio ou fita de ensaio e, no caso de aprovação, é emitido o certificado de verificação, válido por dois anos em todo o território nacional.
É fundamental que os usuários do serviço observem a condição do veículo. Deve-se verificar se o ônibus, caminhão, van ou ônibus escolar possui o certificado de verificação do tacógrafo vigente e exigir desses prestadores de serviço a comprovação de regularidade deste instrumento.
Segundo a lei 9.503 de 1997, artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, o cronotacógrafo é de uso obrigatório, inclusive, na condução escolar. É possível verificar a situação do instrumento por meio do site https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/.
Para obter certificado de verificação,
veículo deve passar por duas etapas
veículo deve passar por duas etapas
De acordo com o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), para obter o certificado de verificação do tacógrafo o proprietário do veículo deve passar por duas etapas: lacrar e ensaiar o equipamento em posto de ensaio credenciado pelo Inmetro para verificar se o instrumento está adequado à legislação.
Quem não cumprir a legislação sofrerá penalidades pelos órgãos de trânsito, assim como das fiscalizações do Ipem-SP.
Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança em ruas e estradas, sendo considerado a 'caixa preta' de vans escolares, ônibus e caminhões.
O tacógrafo contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, e que guarda os dados de distância percorrida pelo veículo, limites de velocidade e tempo de direção do motorista.
Em 2022, o Ipem-SP verificou mais de 436 mil cronotacógrafos em todo o Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar www.ipem.sp.gov.br.
Comentários: