Sinais de alerta ainda são desconhecidos de grande maioria da população do país
Doença ainda é pouco compreendida pela população, o que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
A insuficiência cardíaca é uma condição crônica e progressiva que afeta a capacidade do coração de bombear sangue adequadamente para o corpo. No Brasil, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas vivendo com a doença, com 240 mil novos casos diagnosticados a cada ano. Apesar de comum, a doença ainda é pouco compreendida pela população, o que dificulta o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Os principais sintomas incluem falta de ar, cansaço extremo, inchaço nas pernas e ganho de peso por retenção de líquidos. A doença é frequentemente consequência de outras condições como hipertensão arterial, diabetes, infarto, doenças das válvulas cardíacas e cardiomiopatias.
Segundo a cardiologista e pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisa Clínica (CIPES), Dra. Fabiana Marcondes Braga, a insuficiência cardíaca geralmente é consequência de outras doenças como hipertensão arterial, diabetes, infarto, AVC e doença arterial periférica (DAP). "Por isso, o acompanhamento médico contínuo e o acesso a tratamentos eficazes são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes", disse.
Diante da alta prevalência e impacto no bem-estar dos pacientes, um estudo clínico do CIPES, busca novos caminhos terapêuticos e oferece tratamento sem custo para pessoas com histórico cardiovascular.
"Esse estudo é uma oportunidade para pacientes que convivem com os fatores de risco da IC, terem acesso a tratamento de ponta que pode evitar o desenvolvimento da insuficiência cardíaca ainda contribuir com o desenvolvimento da ciência", destaca Dra. Fabiana.
COMO PARTICIPAR
Para participar o voluntário deve ter 40 anos ou mais, ter diabetes, hipertensão arterial e que já ter passado por eventos cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, colocação de Stent ou amputações por causas vasculares.
Os voluntários selecionados receberão consultas médicas regulares, acompanhamento especializado e medicamentos de alto custo sem nenhum custo. De acordo com a instituição, o estudo é conduzido com total segurança, seguindo protocolos rigorosos aprovados por comitês de ética e órgãos reguladores como a ANVISA e a CONEP. A participação é voluntária e representa uma oportunidade de acesso a tratamentos inovadores, além de contribuir para o avanço da ciência médica.
COMO PARTICIPAR
Os atendimentos são realizados na sede do CIPES, localizada no Vale Sul Shopping, em São José dos Campos (SP), mediante agendamento.
SOBRE O CIPES
O Centro Internacional de Pesquisa Clínica – CIPES surgiu com a idealização de um grupo de médicos consolidados em São José dos Campos, que se uniram com o objetivo de trazer novos tratamentos em desenvolvimento para a população. O centro conta com uma estrutura moderna, equipe médica e de pesquisadores altamente qualificada e tem a responsabilidade de estar alinhado com as diretrizes éticas dos órgãos competentes, mantendo sempre a segurança e integridade dos participantes.
Comentários: