Sexta, 02 Outubro 2026

São José fecha o cerca contra 'boca-de-urna' com 400 funcionários para limpeza nas eleições

Geralmutirão

São José fecha o cerca contra 'boca-de-urna' com 400 funcionários para limpeza nas eleições

A operação terá como principal objetivo retirar das vias os chamados 'santinhos' e demais materiais de propaganda eleitoral. 

Funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) vão garantir a limpeza nas ruas neste domingo (4) de eleições. Foto- Divulgação
Neste domingo (4), durante as eleições, a Urbam (Urbanizadora Municipal) irá mobilizar um batalhão de aproximadamente 400 funcionários para realizar a limpeza das ruas e dos espaços públicos nas proximidades dos colégios eleitorais de São José dos Campos.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

A operação terá como principal objetivo retirar das vias públicas os chamados 'santinhos' e demais materiais de propaganda eleitoral que, infelizmente, ainda são descartados por candidatos e apoiadores em uma tentativa de conquistar os votos dos eleitores.

As equipes estarão distribuídas em diferentes pontos da cidade para garantir que o entorno dos locais de votação permaneça limpo e organizado durante e após o pleito.

A ação contará também com caminhões de coleta, que serão utilizados para recolher todo o material deixado nas vias.

SUSTENTABILIDADE
Todo o volume recolhido será encaminhado para a destinação adequada. Sempre que possível, os materiais serão direcionados para a reciclagem, contribuindo para reduzir o impacto ambiental e dar um fim mais sustentável aos resíduos gerados durante o processo eleitoral.

A iniciativa reforça a importância da colaboração de candidatos, eleitores e de toda a população para que o exercício da democracia aconteça também com respeito ao espaço público e ao meio ambiente.

Vale ressaltar que o derrame de material de propaganda no dia do pleito é crime eleitoral. Além de causar poluição visual, em caso de chuva, os papéis ficam encharcados, transformando-se em lama e aumentando o risco de acidentes para os pedestres.

Esse material também pode entupir as bocas de lobo, prejudicando o escoamento da água e contribuindo para alagamentos. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sexta, 02 Outubro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection