O desfile das cinco escolas de samba foi programado para o dia 16 de fevereiro (segunda-feira), a partir das 19h.
Mesmo com a chuva, o público compareceu à praça Afonso Pena, na tarde do último sábado (24), para acompanhar o anúncio oficial da retomada do desfile das escolas de samba de São José dos Campos após 13 anos.
Com apoio da Prefeitura e da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), o evento reuniu sambistas, representantes das escolas e munícipes em geral.
CORTE DA FOLIA
A programação contou com a participação das baterias das cinco escolas de samba, além de homenagens e da apresentação da Corte do Carnaval 2026 — Rei Momo, Rainha, Princesa e Cidadão Samba —, marcando simbolicamente a volta do Carnaval de rua na cidade.
O Diretor-presidente da Ares (Associação Representativa das Escolas de Samba de São José dos Campos), André de Castro, o Andrezinho, destacou o trabalho desenvolvido para a retomada do desfile.
"Estamos há mais de dois anos trabalhando para reativar o desfile das escolas de samba. O último Carnaval oficial aconteceu em 2012. Com o apoio da Prefeitura e da Fundação Cultural, conseguimos reativar esta cultura e esta festa popular tão importante para São José dos Campos", afirmou.
Segundo ele, as cinco escolas que retornaram ao Carnaval fizeram uma apresentação simbólica durante o evento, antecipando o que será visto no desfile oficial.
DESFILE
O desfile foi programado para o próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 19h. As escolas vão desfilar pela Avenida Nelson D'Ávila, passando pela Praça Afonso Pena e seguindo pela Rua 15 de Novembro, até a esquina com a Rua Coronel José Monteiro.