[[date:%A, %d %B %Y]]

Poupatempo abre 11,5 mil vagas para último mutirão de renovação de CNH do mês

Geralhabilitação

Poupatempo abre 11,5 mil vagas para último mutirão de renovação de CNH do mês

Agendamentos foram disponibilizados para a ação que ocorre no sábado (29).  

Nos mutirões realizados este ano, os postos do Poupatempo contabilizaram mais de 136 mil atendimentos, sendo 8,3 mil só no último sábado (22). Foto- Governo de SP/Arquivo
Acontece no sábado (29) o último mutirão para renovação de CNH do mês de julho. A ação, que tem como objetivo atender motoristas que precisam regularizar a situação das habilitações até o final deste mês, é promovida pelo Poupatempo, em parceria com o Detran-SP.

A partir desta quarta-feira (26), 11,5 mil vagas serão oferecidas nos canais digitais do Poupatempo para a ação que acontece nos postos do programa no Estado. 

Nos mutirões realizados este ano, os postos do Poupatempo contabilizaram mais de 136 mil atendimentos, sendo 8,3 mil só no último sábado (22). Em 2023, o Poupatempo já registrou quase 2 milhões de atendimentos para renovação de CNH, entre serviços presenciais e eletrônicos.

Desde o início de 2023, condutores com vencimento da CNH ao longo do ano precisam seguir o cronograma habitual de renovação, conforme a data prevista em cada documento. Ou seja, quem tem a habilitação válida em julho deve renovar em, no máximo, 30 dias após o vencimento ou de forma antecipada, 30 dias antes da validade.

Importante lembrar que motoristas com CNHs vencidas em novembro de 2022 e que tiveram prazo estendido de renovação por deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) têm até o próximo dia 31 como oportunidade final para regularizar a situação.

A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran-SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online e realizar exame médico na clínica indicada. O novo documento é enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.

Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para quem tem menos de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para aqueles com 70 anos ou mais. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

RENOVAÇÃO DA CNH
Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico em uma clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão desta modalidade na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo. 
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection