[[date:%A, %d %B %Y]]

'Assaga' terá apresentação única no CAC Walmor Chagas, em São José

Geralincentivo à cultura

'Assaga' terá apresentação única no CAC Walmor Chagas, em São José

O espetáculo foi premiado pelo PROAC LAB 2020, e no PROAC 2022, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.  

'Assaga' vem da nação das estrelas para nos levar numa viagem fabulosa e selvagem. Foto- Divulgação/Conrado Dacax/CAC

O espetáculo 'Assaga', resultado do projeto 'Jornada Clownesca', de Marisa Riso, fará apresentação única no CAC Walmor Chagas, em São José dos Campos. A apresentação será nesta quarta-feira (7), às 20h30. O CAC fica na rua Netuno, 41, Jardim da Granja. A entrada é franca. Mais informações (12) 99741-1801.

'Assaga' foi premiado no edital de trajetória circense pelo PROAC LAB 2020, e agora pelo edital de circulação de circo, no PROAC 2022, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

O espetáculo surgiu a partir de histórias, de mitologias e de lendas, principalmente femininas em diálogo com a 'jornada da heroína', proposta por Maureen Mordock em seu livro, bem como com a 'jornada do/da palhaço/a', apresentada pela pedagoga canadense Sue Morrison. Há também a relação e o aprofundamento em torno da palhaçaria e da comicidade femininas.

Dessa forma, um estudo aprofundado desses temas em sua prática foi proposto como base dessa composição artística e clownesca. Dentro desse contexto, a artista Marisa Riso contou com o apoio do olhar criativo da artista-palhaça Felícia de Castro, responsável pela direção.

Felícia se apresenta como uma importante influência nesse processo criativo. Ela é palhaça, atriz, performer-criadora, fundadora da oficina 'Palhaças Bem-Vinda Sois Vós' e pesquisadora da arte-ritual, de culturas brasileiras, palhaçaria pessoal e comicidade feminina.

Suas pesquisas são voltadas para a valorização da 'ancestralidade da mulher cômica' e favorecem o projeto com seu suporte, profundidade e potência artística.

'Assaga' vem da nação das estrelas para nos levar numa viagem fabulosa e selvagem. Uma aventura clownesca rumo a descobertas cômicas, feministas, femininas e infinitas que tocam a construção estrutural, histórica, arquetípica e vivências de uma mulher.

Brincando em várias direções, norte, sul, leste, oeste, acima, abaixo e dentro (!), essa palhaça, nos guia em terrenos profundos e engraçados da trajetória de uma heroína cômica, e revela 'Somos todas Heroínas!'. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection