[[date:%A, %d %B %Y]]

Médica orienta sobre prevenção de doenças oculares no Verão

Geralsaúde

Médica orienta sobre prevenção de doenças oculares no Verão

Segundo entidade, nesta época do ano, as chances de infecções por vírus e bactérias aumentam cerca de 46%.  

As altas temperaturas favorecem a circulação de vírus e bactérias. Foto- Freepik

Verão, férias, praia, piscina, sol. A estação mais quente do ano é, também, a mais propícia para o surgimento de diversas alergias e infecções oculares, como conjuntivites e ceratites, por exemplo. É, inclusive, nesta época do ano que as chances de infecções por vírus e bactérias aumentam cerca de 46%, segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). Especialistas do H.Olhos, hospital da Vision One, referência no tratamento de casos de alta complexidade em oftalmologia, explicam que, embora não sejam doenças potencialmente graves, podem causar incômodos e evoluir para um quadro mais sério.

Estudos recentes mostram que a exposição aos raios UV, por muitas horas do dia, durante muitos anos, pode provocar diversos agravos à saúde dos olhos e em diferentes níveis. Isso porque as altas temperaturas favorecem a circulação de vírus e bactérias.

"Esta é a época das infecções, irritações e alergias nos olhos. Além disso, os raios solares são responsáveis por problemas sérios da visão, como catarata precoce, degeneração da retina, pterígio e fotoceratite", explica a Dra. Marina Roizenblatt, oftalmologista do H.Olhos.

Vermelhidão, coceiras, irritação, ardência, sensibilidade à luz são algumas das principais queixas apresentadas pelos pacientes. Segundo a especialista, a recorrência dos sintomas exige uma visita a um pronto-socorro especializado em oftalmologia para acompanhamento médico. "De maneira geral, os sintomas podem ser notados logo no primeiro contato. A principal orientação, para estes casos, é evitar aglomeração, higienizar bem as mãos e evitar automedicação".

DICAS E CUIDADOS
Confira algumas dicas importantes para aproveitar o melhor da estação de forma segura e saudável.

Mergulhou? O ideal é usar óculos próprios para nadar e evite coçar os olhos para evitar lesões.

Usa lente de contato? Escolha os modelos de descarte diário, quando for à piscina. Isso ajuda a diminuir as contaminações.

Areia nos olhos? Tenha à mão uma garrafa filtrada para limpar as mãos e os olhos.

Está na sombra? Proteja os olhos com óculos de sol. Ele evita a exposição direta do sol nos olhos. Opte pelos modelos que possuem lentes com filtro UVA e UVB. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 02 Mai 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection