[[date:%A, %d %B %Y]]

Listas de desembarque em porto são inseridas no site do Arquivo do Estado

GeralMemória

Listas de desembarque em porto são inseridas no site do Arquivo do Estado

Ficam disponíveis on-line cerca de 52,8 mil listas em PDF para consulta e pesquisa ou obtenção de certidão de imigração.  

Lista de desembarque do vapor Principe Udine, vindo de Gênova (Itália), com data de 11 de outubro de 1914. Foto- Reprodução

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) acaba de incluir em seu site mais de 28 mil listas de desembarque do Porto de Santos, no litoral paulista. Com esta inserção, ficam disponíveis on-line cerca de 52,8 mil listas em PDF para consulta e pesquisa genealógica ou para a obtenção de certidão de imigração, sendo este um dos serviços mais requisitados pelo público da instituição.

As listas abrangem o período de 1888 a 1973, mas este novo lote conta com maior quantidade dos períodos de 1928 a 1937 e de 1948 a 1965. A disponibilização desse lote de imagens foi possível com a ampliação de espaço de armazenamento no site do APESP, utilizando recursos do Programa Arquivo Digital.SP.

A pesquisa pode ser feita diretamente no site do Arquivo, filtrando pelo nome do navio, pela data exata de chegada ou pelo ano de desembarque. Acesse a página: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/solicitacao_certidoes/lista_passageiros_pesquisa.

GUIA DO ACERVO
O conjunto documental de listas de desembarque no porto de Santos pertence ao fundo da Secretaria de Promoção Social (SEPROS), grupo 3G2 - Assistência Social a Migrantes e Imigrantes.

Além das listas de desembarque neste grupo, o Arquivo possui 12 caminhos de pesquisa envolvendo o tema migração e imigração em conjuntos documentais de outras secretarias como Justiça, Agricultura e Segurança, que podem ser consultados neste 'mapa da imigração' no acervo da instituição: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/acervo/mais_consultados/mapas_migracao. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection