Terça, 28 Outubro 2025

História de recuperação da Mata Atlântica é contada em novo livro

GeralSustentabilidade

História de recuperação da Mata Atlântica é contada em novo livro

As transformações pelas quais a região passou são o foco principal do livro 'Vale do Paraíba: natureza, cultura e sustentabilidade'.

A antiga Estação de Trem de Jacareí, na região central da cidade, também está retratada no livro. Foto- Divulgação/Assessoria de Imprensa

Na região do Vale do Paraíba paulista, a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados globalmente, está em processo de recuperação. Essa retomada não é natural, mas sim fruto de um esforço conjunto e crescente entre empresas, ONGs, comunidades e governos, que veem no reflorestamento a chave para restaurar nascentes e salvaguardar a biodiversidade.

Clique aqui para participar do canal do Diário de Jacareí no WhatsApp e receber notícias em tempo real.

As transformações pelas quais a região passou são o foco principal do livro 'Vale do Paraíba: natureza, cultura e sustentabilidade'. A publicação contou com patrocínio da BASF, apoio da Fundação Eco+ e realização da Horizonte Educação e Comunicação por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os textos são do jornalista Luís Patriani, fotografias de Leandro Cagiano e coordenação editorial de Peter Milko.

CONTEÚDO
A obra mergulha no território do Vale para mostrar como a paisagem, antes marcada por séculos de degradação, desde os tempos dos bandeirantes e do ciclo do café, está sendo redesenhada por meio de projetos consistentes de restauração da vegetação nativa, conectividade entre fragmentos florestais e valorização das nascentes e bacias hidrográficas.

Depoimentos de especialistas, gestores e moradores locais envolvidos em várias iniciativas, que vão muito além do plantio de árvores, dão vida à publicação, mostrando que ações integradas de educação ambiental, geração de renda, segurança hídrica, controle da erosão, recuperação da fauna e melhoria da qualidade de vida em municípios como Guaratinguetá, Jacareí, Cunha, Pindamonhangaba e Paraibuna trazem resultados positivos e podem servir de inspiração para outras regiões.

Entre os destaques está o Programa Mata Viva, que completou 40 anos recentemente e se consolida como uma das experiências mais relevantes de restauração ecológica corporativa no país. Implementado em Guaratinguetá pela BASF – passando a contar anos depois com o apoio da Fundação Eco+ na gestão -, o programa conseguiu transformar uma área fortemente degradada em uma floresta contínua, considerada hoje a maior porção de Mata Atlântica em área urbana do município, equivalente a mais de 230 campos de futebol. Ao longo desses 40 anos, o Programa plantou mais de 1,3 milhão de árvores nativas e se expandiu para outras fábricas da companhia em São Bernardo do Campo/SP e Jacareí/SP.

MEMÓRIA
Além destes aspectos, o livro aborda a história e a cultura da região – como a trajetória dos bandeirantes, o ciclo do café, a arquitetura colonial, as festas religiosas e a obra de personalidades como Monteiro Lobato, Mazzaropi e Elpídio dos Santos.

Em linguagem acessível, a publicação também conta com recursos multimídia como vídeos que podem ser acessados por QR Codes, ideais para educadores, gestores públicos, empresas e lideranças sociais que desejam inspirar e replicar boas práticas de restauração ecológica em outros territórios.

Exemplares da obra serão distribuídos gratuitamente para as escolas públicas das cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Jacareí, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São José dos Campos, Monteiro Lobato, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Paraibuna e Caçapava.

A versão digital interativa do livro também pode ser acessada gratuitamente pelo site www.projetovaledoparaiba.com.br. Nele é possível explorar todo o conteúdo de forma lúdica e até imprimir e/ou baixar o conteúdo em PDF. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 28 Outubro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection