O projeto é coordenado pela Subsecretaria de Governo Digital e inclui a produção de um novo aplicativo.
O usuário que acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) encontrará um ambiente totalmente novo, com design limpo, amigável e intuitivo para tornar mais acessíveis os 58 serviços prestados ao cidadão, além de dados de interesse público, notícias, normas e caminhos para a participação popular.
Alinhado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), órgão central do Governo de SP ao qual o Detran-SP é vinculado, o projeto é coordenado pela Subsecretaria de Governo Digital e inclui a produção de um aplicativo que reunirá as facilidades do departamento de trânsito na palma da mão, com previsão de lançamento na segunda quinzena do 'Maio Amarelo', mês dedicado à defesa da vida no trânsito.
A transformação digital traz uma camada extra de segurança ao usuário. Tanto no site como no aplicativo, a navegação em ambientes com informações privadas, como detalhes do veículo, multas a pagar ou já quitadas e pontos atribuídos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se dará por meio de uma conta GOV.BR, que assegura a proteção dos dados. Uma vez logado no portal, o usuário poderá navegar por um painel personalizado com as informações já mencionadas – e que, ao longo do ano, será acrescido de outras mudanças.
SERVIÇOS
No catálogo de serviços, destaque para a relação de recursos desenvolvidos com base na hiperautomação, a integração de tecnologias que conecta diferentes plataformas de dados e inteligência artificial para solucionar rapidamente a demanda do cidadão, e que pode ser considerada a última trincheira da transformação digital.
A lista inicia com três dos serviços mais procurados pelos usuários, segundo a Diretoria de Atendimento ao Cidadão: o licenciamento de veículos, que expede na hora o certificado para a circulação da moto ou automóvel, antes aguardado por dias; a consulta à certidão de débitos e restrições de qualquer veículo registrado no estado de São Paulo, informações que todo comprador de carro usado deseja ter; e a transferência digital de veículos (TDV), que transfere propriedade em poucos minutos.
Esses três serviços darão início ao novo app do Detran-SP, com lançamento aguardado para o final de maio. O aplicativo estará disponível para download nas lojas de aplicativos de dispositivos móveis.
MEMÓRIA
A reformulação começou a ser pensada em 2024, quando a autarquia firmou contrato com a Prodesp - a empresa de tecnologia do estado de São Paulo. Pelo acordo, cabe à estatal o desenvolvimento das frentes de automação e do novo portal da autarquia. É dessa parceria que nasceu, por exemplo, a TDV.
SERVIÇO
O que esperar do novo portal e app do Detran-SP
- Interface mais intuitiva e moderna: desenvolvida com design limpo, navegação simplificada e linguagem mais próxima ao cidadão, facilitando o acesso às informações e serviços mais procurados.
- Acesso móvel otimizado: reconhecendo a crescente tendência do uso de dispositivos móveis, o portal agora será totalmente responsivo, garantindo uma experiência fluida tanto em smartphones como em tablets.
- Serviços integrados: os serviços mais importantes, como consulta de pontos na carteira, renovação de habilitação e agendamentos, foram reorganizados e estão a apenas um clique de distância na nova homepage.
- Acessibilidade: comprometido com a inclusão digital, o portal agora é totalmente compatível com leitores de tela e possui funcionalidades que atendem às necessidades de pessoas com deficiências (PcD).